Conseguimos por fim…

(uma espécie de continuação de "Dizem os cientistas…"...)

Um dia eventualmente daqui a mil anos…eventualmente…

Conseguimos, finalmente conseguimos…

Depois de termos brincado aos deuses e feito do nada homens em laboratório mais perfeitos do que a criação original, salvando por ventura a espécie, depois de termos prolongado de forma quase indefinida a esperança média de vida com qualidade dessa mesma vida do homem, depois de termos criado climas para planetas hostis e assim os termos tornado habitáveis ao homem, depois de termos dobrado o espaço e o tempo e assim provarmos que todas as leis universais são alteráveis e questionáveis, depois de termos criado fontes de energia e de calor quase tão potentes como o sol, algum tempo depois de termos domado a energia dos sóis, conseguimos por fim domar todos os conceitos, conseguimos provar em termos científicos a existência ou a necessidade de existência de um Deus, ao mesmo tempo em que conseguimos colocar numa fórmula matemática a necessidade de dar um beijo, a necessidade de fazer amor, a intensidade de tal, o sentimento de tal, e com tal conseguimos prever em termos matemáticos quando precisamos ou não de tal…Conseguimos por fim e em suma resumir um sentimento a uma equação, a mais um elemento científico, conseguimos tirar os sentimentos, os sentires do seu campo aleatório e restringir tal a meros conceitos, a meras variáveis meramente controláveis onde devidamente analisadas e controlados já não podem ocasionar estragos à humanidade quando se deixam demasiado à solta…conseguimos pois com tal que os poetas sejam apenas meros funcionários e que a categoria sonhadores sejam apenas mais um grau na categoria desses poetas, meros funcionários administrativos, de horários fixos, fora dos quais nada fazem a não ser dedicaram-se à vida que todas as pessoas têm…Já com a categorização fria, racional e final de Deus, pura e simplesmente que extinguimos a profissão de homens espirituais…substituindo esta por uma outra categoria da psicologia ou da psiquiatria, e quando alguém diz que precisa de um Deus, da espiritualidade, dá-se a droga certa, ou se tal continuar interna-se compulsivamente a pessoa em causa por tal constituir um caso de perigosa demência, porque ninguém precisa de nada que não exista…e Deus hoje nada mais é do que uma fórmula matemática de que ninguém precisa realmente para viver…

Conseguimos pois resumir tudo a conceitos científicos, tudo a meras equações matemáticas, conseguimos por fim colocar um fim aos sentimentos aleatórios e injustiçados…e perigosos por isso…conseguimos por fim, colocar um ponto final nas ideologias utópicas, nos sonhos sem sentido, porque as ideologias só possuem lógica se tiverem uma aplicação lógica e produtiva, porque os sonhos só devem existir para nos fazer perspectivar algo que iremos certamente alcançar…Um ser só deve sonhar pois com algo que possa efectivamente alcançar, tocar, senão o conseguir é perca de tempo, é pura inutilidade…A ideia de um Deus como elemento sensitivo é estúpida, a ideia de uma espiritualidade como elemento de ausência, de escape é de tal ordem absurda que a erradicámos ao justificar a injustificação, a irracionalidade de tal…

Hoje só existe o que tem sentido em termos globais, em termos científicos, o contrario pura e simplesmente não existe…

Sim…

Conseguimos por fim provar a existência de Deus, a necessidade da sua existência numa mera fórmula que ocupa pouco mais de uma meia página de um livro, apenas mais um livro perdido entre milhões de tantos outros livros…

E que conseguimos com isso, o que conseguimos ao termos racionalizado tudo, a tudo termos dado uma lógica, uma razão, um sentido, o que conseguimos realmente com estas fantásticas realizações…?

Conseguimos perder o que restava da nossa humanidade…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 22/11/2011
Código do texto: T3349321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.