ALMA CONTENTE, SAÚDE IMPONENTE

Não existe distinção entre bênçãos espirituais e materiais, pois as bênçãos materiais resultam das espirituais, sendo que o indivíduo com espírito debilitado não alcança bênçãos materiais, pois eLas resultam do espírito positivo. O espírito é o meio pelo qual se recebe as bênção e todas resultam em benefícios materiais. O bom estado de espírito em si só é uma bênção.

Espírito é o que realmente somos, embora que tenhamos o corpo físico, que nutre o espírito (faz que ele exista), mas sem o espírito (quando mortos) não temos consciência da existência, que é ser. Portanto, embora que o espírito não nutra nem forme o corpo, mas o comande e impulsione, se existimos é porque temos espírito e só existimos enquanto o temos.

Mesmo que se ganhe uma panela de ouro sem merecer, ela só se faz bênção se o espírito alegra-se. O espírito é que lhe confere o valor e se não conferir, mesmo que sendo ouro puro, para o espírito o presente não terá valor e não lhe benefíciará o ser, tampouco o corpo material.

Logo, equívoca é a indagação de se as bênção de Deus são espirituais ou materiais. Se dissocia-se o espiritual do material, ou vice e versa, as bênção espirituais tornam-se sem efeito sobre o corpo material. Todavia, não é assim, porque se o espírito sofre ou se alegra, decai ou se eleva, (em nível de saúde e disposição) o corpo é prejudicado ou beneficiado e toda sensação física (boa ou ruim) ocasionada pelo espírito é bênção ou maldição, que melhora ou debilita o corpo. Todas as sensações físicas são ocasionadas ou percebidas pelo espírito. O corpo em si só não tem poder para perceber, apenas funciona melhor ou pior conforme os estímulos que recebe do espírito. O corpo serve de conduto das sensações ao cérebro, que, tendo processado uma a uma, comanda bem ou mal o funcionamento do corpo, resultado em saúde ou doença, disposição ou fraqueza.

Portanto, se ao imaginar-se que o indivíduo não recebeu bênçãos materiais diz-se que as bênção de Deus são apenas espirituais, desculpando a aparente ausência de bênção material, diz-se isto maldosamente, dando a Deus a aparência de um tirano sarcástico, que ilude Seus seguidores com falsas bênçãos que não lhes concedem benefício algum. Não existe bênção espiritual que não resulte em bênção material, haja vista que o aprimoramento espiritual que Deus executa nos indivíduos que se submetem ao Seu comando (à Sua Lei) visa e resulta, invariavelmente, no bem do conjunto corpo e espírito, pois não somos um sem o outro. Todavia, é preciso dissociar bênção materiais de dinheiro, carro, casa, vestimentas, consumo, etc.. Tudo isto são bênção materiais sim, que beneficiam de certa forma o espírito, mas alimento também é material, bem-estar é, saúde, ausência de dor é, etc., tudo são bênçãos materiais e o espírito é que percebe e sente cada uma delas.

Estando mal espiritualmente, o corpo material padece e se o material padece, mais o espiritual sofre. Entretanto, o corpo material jamais padece por si, pois as atitudes dos indivíduos (que são do espírito) é que levam o corpo a sofrer. Um espírito ignorante, débil em propósitos, que agride seu corpo material (o que se faz com atitudes decorrentes de hábitos desconectados da vontade de Deus, Sua Lei), destruindo o templo do Espírito Santo, causa padecer a este corpo. Já, o corpo não tem como decidir prejudicar-se, pois mesmo os impulsos carnais são comandados pelo consciente e inconsciente, que são espírito.

O simples estar bem espiritualmente produz bênçãos materiais, pois o indivíduo passa a ver o material de forma positiva, pelo que o ser torna-se grato a Deus mesmo sem dinheiro e bens materiais, mas sente-se satisfeito sem tê-los e valoriza o pouco que tem, o que o ajuda a alcançar mais, pois experiências frustrantes produzem desânimo, enquanto que as bem-sucedidas impulsionam a inteligência e o trabalho.

Um espírito feliz é um espírito satisfeito, que torna-se grato, com bens materiais ou sem eles, mas satisfeito também materialmente.

Parecendo, porém, contradizer o que foi dito, mas por tudo que se disse, conclui-se que as bênçãos de Deus são mesmo somente espirituais, pois, com foi dito também, toda sensação sentida no corpo é percebida pelo espírito e somente ele se regozija, sendo que o corpo não possui consciência. Por isto é possível sentir-se abençoado materialmente mesmo sem bens materiais, porque o espírito positivo não leva em conta o ter ou não ter, mas se alegra de qualquer maneira, gerando em si a força, pelo otimismo concedido por Deus, para acreditar e lutar, contando sempre com a força do Criador.

Wilson Amaral

Bê Hauff Witerman
Enviado por Bê Hauff Witerman em 16/05/2008
Reeditado em 16/05/2008
Código do texto: T991767