O milagre da Eucaristia

     São Paulo diz que, se não acreditarmos na ressurreição de Jesus vã é nossa Fé. A Fé do cristão está baseada neste acontecimento, a ressurreição de Jesus.

     Acreditar nisto é loucura para os pagãos. Realmente, acreditar que um homem morto pode se restaurar a vida e ir para o céu, sem a colaboração de ninguém é um verdadeiro absurdo para aquele que não tem Fé. A razão nunca vai conseguir entender e aceitar esta possibilidade. Por outro lado, pelo poder da Fé pode perfeitamente aceitar. Pois, vemos tantos milagres que ocorrem no dia a dia. Estamos diante de tantas perguntas que não conseguem ser respondidas e então temos que render em acreditar nas coisas que não se vêem.

     Pois bem, esta introdução é para falar de algo ainda mais absurdo para os pagãos acreditar, mas que também se acredita pela Fé. Se podemos acreditar que Jesus ressuscitou porque não acreditar que ele também pode-se fazer alimento para a humanidade através da Eucaristia? 

     O Sacramento Eucarístico é o grande milagre da transubstanciação, isto é, a transformação da hóstia em corpo de Cristo e o vinho no seu sangue. Quando acreditamos num milagre, abrimos o coração para aceitar qualquer outro.

     Não se constrói algo de um dia para o outro, tudo que pretendemos realizar é construído ao longo do tempo - até mesmo para que ao chegar a realização ou o acontecimento não seja pego as pessoas de surpresa. Assim, foi todo o projeto de Deus, desde a vinda de Jesus anunciada com muita antecedência, como também foi anunciada a ressurreição.

     Jesus durante sua vida publica sempre anunciou o reino de Deus, dando pistas, dizendo sobre a sua verdadeira missão no meio de nós, e em todos seus atos também havia o sentido da profecia. E um destes fatos marcantes de sua profecia, foi quando realizou o milagre da multiplicação dos pães. 

     Embora, muitos procuram desenvolver aquele acontecimento numa dimensão social, as vezes até mesmo negando o milagre, percebemos que naquele momento Jesus está prefigurando a instituição da Eucaristia. A partir de alguns pães, pela benção de Jesus são multiplicados e saciam a fome de milhares de pessoas e ainda sobra alguns cestos. 

     Naquele fato podemos também relembrar o maná no deserto, o pão que mata a forme do corpo. Porém, o homem tanto precisa do pão que mata a fome do corpo, como necessita do pão que alimenta a alma. Partindo deste principio Jesus institui a Eucaristia, está insituindo alimento da alma. 

     A Eucaristia não é um ato  e fato simbólico, não é uma memória no sentido de lembrança, mas sim uma presença real de Jesus que vem ser o alimento da alma e que santifica o corpo. É a promessa de Jesus "Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos." É o grande milagre que ocorre por Deus pela Ação do Espirito Santo quando o sacerdote impõe as mãos sobre o pão e sobre o vinho. Ali é a manifestação da Santíssima Trindade.

     A partir daquele acontecimento todo aquele pão transubstancia no corpo de Jesus o qual é distribuído a todos os fieis que estão naquele momento também necessitando daquele alimento precioso para saciarem sua fome e fortalecer seu Espirito. E ainda após todos serem saciados é guardado o restante no Sacrário para outros momentos. 

     Falar do Sacramento Eucarístico é algo que transcende a capacidade humana de entendimento, mas que pode ser revelado e experimentado por cada pessoa que já viveu a experiência deste Sacramento de sua verdadeira autenticidade. Acreditar na Eucaristia é o grande milagre da Fé.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 29/12/2005
Reeditado em 04/06/2007
Código do texto: T91657