Um salto para a Vida
11 de janeiro 2007
Texto bíblico:
"Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é espírito." (João 3.3-6)
"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5.17)
Introdução
Por mais que não queiramos extravasar as nossas emoções, quando vai chegando a hora do romper do novo ano vêm na lembrança os acontecimentos do ano que se vai. À medida que o estalar dos fogos de artifícios intensificam-se inundando os nossos ouvidos e sobressaltando as nossas lembranças, que dançam freneticamente no palco de nosso pensamento, um fio de esperança começa a surgir transformando-se logo em rios de promessas, planos e atitudes que firmamos para o ano novo.
Eu acho este momento muito especial e necessário. O início de um novo ano me parece ser um momento adequado para reorganizarmos as nossas ideias, fazermos promessas e revigorarmos as nossas esperanças e atitudes.
Eu, que fui presenteado por Deus com um espírito altamente emotivo, não consigo passar por este momento sem me emocionar e, às vezes, até chorar.
A passagem de ano tem tudo a ver com um novo nascimento. Planejamos descartar as coisas ruins que adquirimos em anos passados, perdoar pessoas que nos magoaram, pedir perdão as pessoas que magoamos e melhorarmos as nossas atitudes.
A Bíblia nos fala de um homem especial, que, de alguma forma, pode representar todos nós. Ele, em um encontro com Jesus, surpreendeu-se com a necessidade de ter de voltar a nascer. Nicodemos, um homem privilegiado, sincero, inteligente e culto, teve um encontro surpreendente com Jesus.
Um encontro noturno com Jesus
Eu não conheço todos os prazeres que o homem pode desfrutar aqui na terra, mas sei que um prazer indescritível é experimentar o novo nascimento ao encontrar com Jesus e conhecer a sua verdade.
O homem ou a mulher sem Deus, às vezes acumula, durante a sua vida, muitas coisas negativas. Em algum momento as dores experimentadas por este motivo são tão incômodas. que a pessoa inicia uma procura sem fim nas terapias, atividades artísticas, sociais, esportivas, turísticas, literárias, enfim, uma infinidade de atividades humanas e religiosas para tentar “encontrar-se”.
Estas atividades e algumas religiões sugerem práticas, a maioria altruísta e com bons propósitos, para que a pessoa paulatinamente vá evoluindo até alcançar o nível de paz, harmonia e equilíbrio que se julga necessário para resolver a agonia da alma.
Algumas pessoas procuram solução acadêmica e iniciam um plano extenso de estudo de filosofia e autoconhecimento para procurar, nos grandes pensadores, opiniões e posições sobre a existência das coisas.
A axiologia (o agir e o valor das ações humanas - ética, beleza, estética, política etc.), a ontologia (condições de existência das coisas – cosmologia e antropologia), a epistemologia (a teoria do conhecimento), etc. são algumas das disciplinas que podem estudar para entender um pouco a realidade existencial, ou seja, a verdade.
Atualmente o pensamento filosófico predominante parece ter desistido de conhecer a verdade e aplica o método dialético (tese, antítese e síntese) para explicar os fenômenos da realidade.
Enfim, apesar de o conhecimento acadêmico ter desistido da procura da verdade o ser humano, subjetivamente, ainda a procura e é incomodado diariamente com os sentimentos de agonia e ânsias de felicidade.
Nicodemos não era diferente, acredito. Ao procurar Jesus, talvez ele tenha ido ao seu encontro sem esperar encontrar, em Jesus, alguma resposta à sua altura e, quem sabe, até constatar que Jesus, enfim, era mais um dos diversos milagreiros da época, que achavam-se escolhidos. Nicodemos procurou Jesus à noite. Talvez, dada a sua posição, ele não quisesse ser visto conversando com uma pessoa de uma outra classe social.
Para iniciar a conversa ele já tentou trazer Jesus para o seu patamar de argumentação, como dizendo que ele, Nicodemos, não era ignorante e sabia que somente alguém vindo da parte de Deus poderia fazer os milagres que Jesus fazia. Nicodemos era Judeu, daí mencionar os sinais, que Jesus fazia, como uma forma de legitimar a sua procedência divina. (1 Coríntios 1.22).
Uma observação importante: muitas vezes, envoltos em nosso estado de angústia e armados de tantos argumentos e conhecimentos, nos aproximamos de Jesus para dialogarmos baseados em nosso estoque de conhecimento. Vamos ao encontro de Jesus absorto em nossos paradigmas - conjunto de conhecimentos que sustentam a nossa realidade. Assim queremos dialogar com Jesus com os nossos parâmetros, lógica e conceitos.
Nicodemos ao designar Jesus de Rabi provavelmente quisesse estabelecer o parâmetro de diálogo que teria, ou seja, conversaria com Jesus nos parâmetros do conhecimento humano vigente.
Sou feliz por ser de Cristo. Afirmo isto com humildade, mas com orgulho. A verdade de Cristo está fora dos parâmetros humanos e, consequentemente, do mundo. A verdade divina jamais será alcançada e compreendida com estes parâmetros.
O nosso Cristo Jesus conhecia muito bem o coração e a mente de Nicodemos. Eu gosto de fazer uma imagem em que Jesus talvez nem tenha virado o seu rosto para olhar Nicodemos, e mesmo antes dele fazer a pergunta, que nunca foi feita, Jesus respondeu rápido e objetivo.
Jesus não queria debater do jeito que Nicodemos esperava e sugeria. Em outra ocasião e quando Jesus ainda era um adolescente, com 12 anos de idade, já fizera isto (Lucas 2.41-51). Não era o caso agora. O seu ministério nesse momento era a pregação objetiva do Reino de Deus (João 3.3) e não debates filosóficos ou teológicos que servem para satisfazer a curiosidade humana, mas não valem em nada para livrar o homem do destino fatal reservado pela condição de pecador sem arrependimento: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23).
Todo o conhecimento acumulado por nós em anos e anos na escola, universidade, conferências, livros, debates etc., não servem em nada para encontrarmos a verdade. Aliás, eu até acho que se for usado com este propósito pode atrapalhar chegarmos ao conhecimento da verdade. Estes conhecimentos são fundamentais, como eu disse, para o nosso dia-a-dia, para conquistarmos maior conforto na terra e entendermos os mecanismos da natureza, contudo em nada serve para encontrarmos a verdade.
Veja o que Paulo diz sobre o conhecimento humano, quando pretendido ser usado para as coisas de Deus:
"Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa; para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência। Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas। Porque ainda que eu esteja ausente quanto ao corpo, contudo em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo। Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade." (Colossenses 2.1-9) (grifo meu).
Pois então, Nicodemos não conseguiu mostrar para Cristo todo o seu conhecimento filosófico e teológico. Jesus foi rápido e, ignorando os elogios, logo respondeu: “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3.3).
Confesso que quando leio esta passagem esboço aquele sorriso maroto no canto da boca, pensando: coitado de Nicodemos. Todo o seu conhecimento para o lixo. Nada aproveitava. Nada servia, e ele até era um religioso atuante! Talvez ele tivesse ensaiado o dia inteiro sobre como abordar a Jesus, relido os prontos básicos de sua teologia, etc. Quem sabe não encontrou Jesus a noite por passar o dia inteiro estudando a melhor forma de dialogar com Jesus? E agora Jesus nem dera chance de ele avançar além da introdução de sua abordagem!
Para conhecer a Jesus, para ingressar no Reino de Deus, temos que NASCER DE NOVO. Ou seja, precisamos começar do zero, como se diz coloquialmente.
A proposta é a seguinte. Quer conhecer algo sobre o Reino de Deus? Quer conhecer a Jesus? Quer encontrar a verdade? Então despoje-se de todo o paradigma de conhecimento humano que tens.
A proposta não é aproveitar o que já tens e melhorar com terapias e outras práticas como são algumas soluções terrenas. A única forma é NASCER DE NOVO! Não dá para aproveitar uma natureza pecaminosa, cheia de vícios de pecados terrenos totalmente impróprios à natureza daqueles que ingressam no Reino de Deus.
Pois é, Nicodemos deve ter ficado em estado de suspensão com a imprevisível resposta de Jesus: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3.3)
Como NASCER DE NOVO?
“Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (João 3.4)
Nicodemos tinha sido pego de surpresa e ainda tentava comparar banana com laranja para dar sentido a sua lógica. Ou seja, ele somente tinha a referência da sabedoria humana. Impossível entender as coisas de Deus com esta sabedoria. Aliás, as coisas de Deus são loucuras para a sabedoria humana. Veja o que Paulo disse aos crentes da igreja de Corinto:
"Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos.
Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que creem. Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus."
"Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens। Ora, vede irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas e as que não são para reduzir, a nada, as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor." (I Coríntios 1.17-31)
Nicodemos, portanto, não conseguia entender como alguém iria nascer novamente. O seu paradigma era humano e não espiritual. Jesus estava falando de coisas espirituais. O Reino de Deus é espiritual, não terreno ou material. Claramente vemos no texto acima que a salvação é alcançada pela fé, somente aos que crerem “aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que creem” (1 Coríntios 1.21). Inicialmente não há muito que entender, basta crer e então o milagre da compreensão acontecerá: Veja o que Paulo escreveu aos Coríntios:
"Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória। Mas, como está escrito: “As coisas que os olhos não viram, e o ouvido não ouviram, e não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam”. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus, as quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2.7-16)
Não existem argumentos nem métodos. Não existem penitências ou listas de obrigações e práticas. É necessário morrer, jogar fora toda a natureza que adquirimos e nascer novamente. Impossível fazer isto com as nossas próprias forças. Somente pelo mistério de Cristo podemos alcançar a salvação.
Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito." (João 3.3-6)
A água significa a Palavra, e Palavra purificadora, aquela que lava o homem por dentro: “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”. (Efésios 5.26)
Certa vez Jesus, diante de uma mulher carente de perdão e de um novo nascimento, se referiu à água que jorraria de seu interior. Ela não queria dar-lhe água para beber do poço de Jacó, e então Jesus disse:
"Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna." (João 4.13,14)
Em uma outra ocasião Jesus no templo referiu-se a água dizendo:
"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba। Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre।"(João 7.38,39)
Ou seja, se Nicodemos acompanhasse Jesus em mais ocasiões certamente já estaria familiarizado com os conceitos do Reino de Deus. Por diversas vezes Jesus dissera ser necessária a lavagem pela água. Sabemos que a Palavra de Deus, que é representada pela água, é a base de nossa fé, pois “A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Cristo” (Romanos 10.17). (Veja mais detalhes sobre a fé no meu artigo “Uma questão de fé”).
Outra vez Jesus mostra a forma que homem tem para adquirir a vida eterna. Não há necessidade de processos mentais profundos ou explicações filosóficas para tal. Basta ouvir a palavra de Deus e crer. Para alguém nascer, já estando vivo, obviamente antes necessita morrer, para então depois “passar da morte para a vida”. É o que Cristo diz aqui:
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5।24)
Enfim, para nascer de novo, não há necessidade de entrar novamente no ventre da mãe, como perguntou Nicodemos, mas somente “nascer da água” (pela palavra) e do espírito (crer naquele que enviou a Cristo).
Este processo fica muito fácil de entender na carta que Paulo escreveu ao seu filho na fé Tito:
"Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna”. (Tito 3.4-7) (grifo meu)
Certamente Paulo entendeu a sabedoria divina que Cristo nos trouxe e a usava em seus ensinamentos.
A Bíblia é maravilhosa e concisa indicando que as verdades divinas se reafirmam ao longo de seus livros: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e säo elas que de mim testificam; (João 5.39).
Agora uma nova criatura
"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5.17)
A vida cristã se dá pelo agir e não pelo pensar. Claro que me refiro ao contexto de fé e de prática cristã. Ou seja, necessitamos de todo o entendimento terreno para desenvolvermos nossas atividades na terra. Este conhecimento somente se aplica e serve para solucionar e entender as coisas terrenas, como eu disse anteriormente.
Quando experimentamos o novo nascimento, somos uma nova criatura, pois “passamos da morte para a vida” (João 5.24). Os nossos sentidos são renovados e continuam, certamente, os cinco, mas agora com uma sensibilidade revigorada e adaptada às circunstâncias do Reino de Deus. A nossa ética passa a ser a ética de Cristo. O nosso palavreado passa a ser ingênuo no sentido de ressaltar e significar sempre o conceito puro das coisas. O amor de Cristo inunda a nossa vida e passamos a dividir este amor com os próximos.
Nascer de novo, portanto, é ser uma nova criatura. Portanto para ingressar no Reino de Deus somente nascendo novamente. As coisas velhas já estão, agora, no passado e tudo é novidade para nós.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senäo por mim” (João 14.6)
O caminho para vida é feito por meio da verdade. Esta verdade é Cristo. Todas as argumentações de porquês, como, de onde viemos, para onde vamos, enfim todas as dúvidas existenciais são resolvidas na Verdade. Jesus é a verdade, pois ele é o “caminho, a verdade e a vida”. O mistério da existência, que é a verdade plena, está em Cristo. Temos a vida eterna com ele. Eternidade refere-se a antes e depois, ou seja, entenderemos o antes, o agora e o depois quando estivermos com Cristo. Haja fé para isto! Temos esta fé em Cristo. Esta é a fé da salvação, a de que Cristo é o único caminho para alcançarmos a verdade plena que somente é expressa na salvação em Cristo Jesus.
Nós podemos e devemos experimentar nascer diariamente do Espírito. A água deve jorrar diariamente em nossas vidas.
Meus irmãos. Vamos experimentar este nascimento com Cristo. Sinto orgulho em ser cristão e cuidar das coisas celestiais. Mais do que o orgulho, sentimos um prazer vibrante em poder compartilhar com as pessoas que estão ainda fora do Reino de Deus a nossa alegria em sermos de Cristo.
Vamos memorizar o texto abaixo, esta semana?
"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5.17)