Jesus é a água viva
Há varias passagens evangélicas que nos chamam atenção, trazendo reflexões de vida e a necessidade que o homem tem de se encontrar. Este encontro somente ocorre quando ele descobre que com Deus tem o encontro consigo mesmo. Deus é quem dá o sentido para nossa existência. Somente Ele tem a água que mata nossa sede definitiva.
Uma das passagens evangélicas rica em reflexão é o dialogo de Jesus com a samaritana quando esta vai ao poço buscar água. Esta passagem tem uma grande mensagem salvifica.
O homem enquanto humano, tem sede constantemente. Esta sede também pode ser sinônimo de desejo. Enfim, o homem vive num eterno desejo de ser feliz, de conquistas. Porém, toda sede, todo o desejo é insaciável, porque o homem sempre procura saciar sua sede em fontes apenas humanas. Isto é, buscando em coisas matérias.
O homem acredita que no prazer, no poder ou mesmo no ter pode se sentir saciado. Porém é uma busca inútil, pois quanto mais deixa-se levar por estas fontes, não se sente satisfeito e feliz, ocorrendo o contrario, sente mais sede ainda, mergulhando num grande vazio, perdendo sua própria referencia, o sentido para sua vida, entrando num mundo totalmente desconhecido. Indo buscar nas drogas, na sexualidade... a tal felicidade para suprir sua sede.
Jesus é a água viva, todo aquele que bebe dela jamais terá sede. Está é a grande mensagem deixada para nós através de seu dialogo com a samaritana, que naquele momento está representando todos nós.
A maioria do sofrimento humano está relacionada à falta desta água viva, pois, sem Jesus como alimento o homem torna-se vulnerável à suas vontades e assim, busca suprir sua sede no que lhe é oferecido no primeiro momento, não medindo as conseqüências de seus atos.
Cada vez que nos afastamos de Jesus, mais sede sentimos, e quando ela aumenta tomamos qualquer água que nós é oferecida sem preocuparmos que tal água pode estar contaminada, levando-nos a contrair doenças biológicas, emocionais e ter como conseqüência a morte espiritual.
Finalizando esta pequena reflexão, que não tenhamos receio de buscar a água na fonte certa que é Jesus. Água que mata nossa sede definitiva, saciando nossos desejos, tornando-nos mais felizes e proporcionando forças para atravessar os desertos os quais somos obrigados passar, porem abastecidos da graça.
O dialogo de Jesus com aquela mulher fez com que ela se encontrasse consigo mesma e espalhasse entre os samaritanos a Boa Nova, tanto que, Jesus permaneceu com eles alguns dias. Eles já não acreditavam mais em Jesus pelo testemunho da mulher, mas pela própria experiência que fizeram com ele.