Jesus é a água viva

 

            Há varias passagens evangélicas que nos chamam atenção, trazendo reflexões de vida e a necessidade que o homem tem de se encontrar. Este encontro somente ocorre quando ele descobre que com Deus tem o encontro consigo mesmo. Deus é quem dá o sentido para nossa existência.  Somente Ele tem a água que mata nossa sede definitiva.

            Uma das passagens evangélicas rica em reflexão é o dialogo de Jesus com a samaritana quando esta vai ao poço buscar água. Esta passagem tem uma grande mensagem salvifica.

            O homem enquanto humano, tem sede constantemente. Esta sede também pode ser sinônimo de desejo. Enfim, o homem vive num eterno desejo de ser feliz, de conquistas. Porém, toda sede, todo o desejo é insaciável, porque o homem sempre procura saciar sua sede em fontes apenas humanas. Isto é, buscando em coisas matérias.           
            O homem acredita que no prazer, no poder ou mesmo no ter pode se sentir saciado. Porém é uma busca inútil, pois quanto mais deixa-se levar por estas fontes, não se sente satisfeito e feliz, ocorrendo o contrario, sente mais sede ainda, mergulhando num grande vazio, perdendo sua própria referencia, o sentido para sua vida, entrando num mundo totalmente desconhecido. Indo buscar nas drogas, na sexualidade... a tal felicidade para suprir sua sede.

            Jesus é a água viva, todo aquele que bebe dela jamais terá sede. Está é a grande mensagem deixada para nós através de seu dialogo com a samaritana, que naquele momento está representando todos nós.

            A maioria do sofrimento humano está relacionada à falta desta água viva, pois, sem Jesus como alimento o homem torna-se vulnerável à suas vontades e assim, busca suprir sua sede no que lhe é oferecido no primeiro momento, não medindo as conseqüências de seus atos.

            Cada vez que nos afastamos de Jesus, mais sede sentimos, e quando ela aumenta tomamos qualquer água que nós é oferecida sem preocuparmos que tal água pode estar contaminada, levando-nos a contrair doenças biológicas, emocionais e ter como conseqüência a morte espiritual.

            Finalizando esta pequena reflexão, que não tenhamos receio de buscar a água na fonte certa que é Jesus. Água que mata nossa sede definitiva, saciando nossos desejos, tornando-nos mais felizes e proporcionando forças para atravessar os desertos os quais somos obrigados passar, porem abastecidos da graça.  

            O dialogo de Jesus com aquela mulher fez com que ela se encontrasse consigo mesma e espalhasse entre os samaritanos a Boa Nova, tanto que, Jesus permaneceu com eles alguns dias. Eles já não acreditavam mais em Jesus pelo testemunho da mulher, mas pela própria experiência que fizeram com ele.  

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 24/02/2008
Reeditado em 24/02/2008
Código do texto: T873426