As Mil e Uma Faces do Diabo

2Co 11:14 diz: “E não é de admirar, pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.”

A palavra carnaval vem de carrus navalis, os carros navais com enormes toneis de vinho que durante as bacanais, festas em honra a Baco ( deus dos ciclos vitais da alegria e do vinho, conhecido entre os gregos como Dionísio ),era distribuído ao povo de Roma. As mascaras de carnaval já era usada nas legendarias festas Dionisíacas, orgias colossais em homenagem a Dionísio. Usavam-se mascaras porque se acreditava que, assim ele estava presente entre as pessoas durante a festa. O diabo consegue perpetuar os seus desejos, através do tempo, em diferentes épocas, com diferente personagem, por intermédio dos homens. Em Êx 32:1 diz: “Vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós. Quanto a esse Moisés, esse homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedera.” O Apis egípcio e o Baal fenício eram ambos representados como touros, uma representação comum da força e da fertilidade entre os povos daquele tempo. O opróbrio do Egito veio a tona com essa manifestação do povo. O objetivo do diabo é fazer com que os homens ignorem as leis de Deus. Em Êx 32:6 diz: “E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocausto e trouxeram ofertas pacificas; e o povo assentou-se a comer e a beber, depois levantaram-se para folgar.” Um verdadeiro carnaval! A idolatria era acompanhada de danças sensuais lascivas as quais fazia parte do culto a fertilidade. O que podemos observar é que o diabo tem mil faces para enganar os homens. Ele usa as personagens de acordo com a situação ou cultura de cada povo em determinado momento. E assim como o piolho se perpetua através dos tempos por intermédio dos homens, assim são os desejos do diabo. Apis é Baco, é Baal, é Dioniso, é papai Noel, e no carnaval ele é o rei Momo. Um ato que para muitos é simbólico, mas de proporções espirituais desastrosas, é quando é passada a chave da cidade para o rei Momo. A liberdade erótica permitida nesses dias, é justamente o engodo, que gera a submissão ao diabo. A entrega da chave traduzida em palavras significa: diabo toma que a “cidade é tua”! Em 1Jo 5:19-21 diz: “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno. Também sabemos que o Filho já veio, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro. E estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos guardai-vos dos ídolos.”

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 19/01/2008
Código do texto: T824654
Classificação de conteúdo: seguro