PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,26-38)(20/12/24)

.

1. Caríssimos, nesta liturgia de hoje são Lucas narra de forma precisa como Deus assumiu a nossa natureza, por meio do Seu amado Filho, para nos fazer participantes da Sua natureza divina, isto é, da vida eterna, da sua imortalidade 

.

2. E para compreendermos melhor essa sua teofania, ou seja, sua ação direta, Ele se fez representar pelo Anjo Gabriel que veio diretamente do céu para comunicar à Virgem Mãe o cumprimento de todas as profecias a respeito do Messias.

.

3. Com efeito, ao contemplarmos a obra da criação vemos que somente Deus pode realizar tão perfeitamente essa obra; de igual modo, para nos redimir quis o Senhor em seu desígnio de amor nascer como um de nós, todavia, gerado pelo Espírito Santo no seio virginal de Maria. 

4. E foi exatamente isso o que disse o Anjo: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus." Ou seja, o que Deus realizou por meio de Maria em nosso favor, permanecerá marcado para sempre como sinal permanente da nossa salvação.

.

5. Sem dúvida o anúncio e a encarnação de Jesus, o Verbo de Deus que se fez carne, é para nós o grande sinal da salvação anunciada pelos profetas e acolhida primeiro por Maria em quem Deus se fez cumprir as suas promessas e depois por José, os Apóstolos e todos os santos e santas que seguiram nosso Senhor Jesus Cristo obedecendo à Sua Santa Vontade.

.

6. Para os que não crêem nesta verdade eterna, também não existe esperança de vida eterna, porque lhes falta a fé devida que nos proporciona viver em comunhão com o Senhor que veio ao encontro da nossa finitude, da nossa miséria para nos arrancar delas e nos fazer vencer o pecado e suas consequências, dentre elas a morte.

.

7. Portanto, caríssimos, peçamos à Virgem Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe, ela que permaneceu fiel até o fim no acolhimento dos desígnios de Deus, para que nos alcance a graça de também sermos fiéis e perseverantes no cumprimento desses mesmos desígnios.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.