PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,5-11)(02/12/24)

.

1. Caríssimos, a fé é um dos dons essenciais para vivermos em estado de graça na presença do Senhor e tudo alcançarmos conforme a sua vontade, como Ele nos ensinou: "Tudo é possível ao que crê."(Mc 9,27b). E ainda: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito." (Jo 15,7).

.

2. De fato, a fé é esse dom especial do Espírito Santo que nos mantém unidos ao Senhor Jesus a fim de darmos os frutos de sua presença em nossa vida. Bem como Ele disse no Evangelho São João: "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5).

.

3. Ora, o que nos faz permanecer no Senhor Jesus é a nossa fidelidade na observância da sua Palavra e a vida de oração para não cairmos em tentação. Porque a oração é a graça de todo momento para todas as situações de nossa vida. Pois, a alma que persevera na oração tem Deus nela, e por isso vence todas as batalhas. 

.

4. No Evangelho de hoje um oficial romano fez uma oração de intercessão por um dos seus servos gravemente enfermo e prontamente foi atendido pelo Senhor que se dispôs ir à sua casa para cura-lo; mas, expressando profunda confiança, humildade e obediência, disse ele: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu servo ficará curado." (Mt 8,8).

.

5. Com efeito, neste tempo de espera e de preparação para a vinda do Senhor Jesus, a oração humildade e obediente é um dos meios mais eficazes para alimentar a nossa esperança e permanecermos firmes na expectativa da Sua Parusia que é também a vinda da plenitude do Reino de Deus e do cumprimento da sua justiça

.

6. De fato, este mundo caminha à passos largos para o caos por causa dos muitos pecados aqui praticados; tadavia, como nos ensinou o Profeta Isaías, a esperança na iminente vinda de Cristo nos enche de inefável alegria e de profunda convicção, pois Ele virá em definitivo para julgar os vivos e os mortos e o seu Reino não terá fim.

.

7. Portanto, caríssimos, escutemos atentamente estas palavras do Senhor: "Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem." (Lc 12,40). Ora, isso é tão evidente que jamais podemos duvidar, como Ele mesmo disse: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Mt 24, 35).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.