PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,20-28)(28/11/24)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, nada acontece na face da terra sem que seja do conhecimento de Deus; aliás, somente três atitudes de alma podem mudar o curso da história humana e o rumo dos acontecimentos futuros, são elas: o verdadeiro arrependimento, o perdão sacramental dos pecados e o retorno à obediência que conduz à plena comunhão com a vontade de Deus. 

.

2. Fora disso, os homens só teem que esperar o justo juízo divino que os julgará pelos atos praticados contrários ou não aos santos mandamentos. Pois foi isso o que nos ensinou o Senhor Jesus: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho." (Mc 1,15). 

.

3. Com efeito, tudo o que meditamos no relato das leituras de hoje, fazem parte da pena que será imposta aos adoradores da besta que infestaram a humanidade com os escárnios infernais de suas práticas perversas. 

.

4. De fato, pelo que tem demonstrado, essa geração está chegando a um nível tão intolerável de desobediência que, sem dúvida alguma, se nivela à dos próprios demônios. Que o Senhor Jesus tenha piedade dessa humanidade decaída que teima em se afastar da sua Divina Misericórdia.

.

5. Vejamos, então, alguns acontecimentos catastróficos que estão para acontecer como o Senhor mesmo revelou: "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 

.

6. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas." Mas, o que está causando tudo isso? Sem dúvida são os desvarios dos homens entorpecidos pelos muitos pecados praticados.

.

7. No entanto, no final do evangelho de hoje o Senhor Jesus tranquiliza o nosso coração com as seguintes palavras: "Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. Ou seja, será o triunfo do seu sacrifício de cruz, e do Imaculado Coração de Maria.

.

8. Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor a perseverança final, como Ele nos ensinou: "Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem." (Lc 21,36). "Aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mt 24,13).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.