PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 19,11-28)(20/11/24)

.

1. Caríssimos, com frequência sofremos a tentação de limitar os dons e as graças que de Deus recebemos, no entanto, doamos à nossa própria vontade o tempo e as capacidades que deveriam estar somente a serviço do Reino dos Céus. 

.

2. De fato, e não são poucos os que caem nessa tentação, desperdiçando o tempo e a vida ao enterrarem os talentos recebidos do Senhor na lama fétida de suas concupiscências que não dão nenhum fruto bom. Por isso, tenhamos muito cuidado para não perdermos o precioso talento da nossa vida.

.

3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus conta a parábola dos dez talentos que um homem confiou aos seus servos e partiu para tomar posse de seu reino; o fato é que ele foi rejeitado pelos seus súditos que não o acolheram. 

.

4. Todavia, ao voltar vitorioso encontrou seus servos e os inquiriu a prestarem conta; uns multiplicaram os talentos recebidos e obtiveram a devida recompesa; um deles, porém, enterrou o talento que recebera e por isso perdeu tudo, cedendo sua parte ao que havia a mais.

.

5. Com efeito, esse método do homem da parábola pode até parecer controverso, se analisado com o nosso critério; porém, se analisarmos com o critério divino compreendemos que a vida nos é dada como um precioso talento, para o nosso bem e o bem de todos; mas, quando ela é usada para a prática do mal, perde-se tudo até mesmo o que pensa ter.

.

6. Portanto, caríssimos, ninguém pode viver em paz neste mundo fazendo a própria vontade, que infelizmente, está repleta de todos os males nele praticados. Ora, o único meio de vivermos em paz para semearmos a paz, consiste em fazer a vontade de Deus presente em Seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, porque sem Ele não há nada de bom neste mundo.

.

7. Destarte, perguntemo-nos: o que estamos fazendo com o precioso talento de nossa vida? De fato, essa resposta é fundamental para vermos o grau de comunhão que temos com o Senhor Jesus ou não, pois, é dessa comunhão que depende cem por cento o nosso futuro eterno.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.