PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,11-19)(13/11/24)
.
1. Caríssimos, que os homens não encontrem no livre arbítrio motivos para praticarem o mal contra os seus semelhantes ou contra as outras criaturas. Tudo o que é mal só vem do mal e sempre gera transtornos, violência e todo tipo de maldade que existe.
.
2. De fato, vivemos numa época de trevas, onde os homens perderam a noção da verdade, da sacraridade da vida e do bem-estar comum. E passaram a alimentar-se de ódio, de mentiras e das intrigas que só trazem divisão e morte, principalmente entre os governantes deste mundo.
.
3. Por que será que os homens, apesar dos autênticos exemplos dos santos e santas que deram a vida por Cristo, não aprendem e continuam a miserável prática pacaminosa que tanto ofende a Deus e a seus filhos e filhas?
.
4. Ora, essa resposta se encontra naqueles que se deixaram dominar pelas insídias do maligno e já não conseguem mais se libertar. De fato, o que está acontecendo atualmente no mundo é fruto dos pecados nele praticados e não tem como duvidar.
5. Por isso, o SenhorJesus nos alerta que toda maldade lhe é abominável e será banida da face da terra; de modo que tudo está sendo passado a limpo pelo crivo da Sua Justiça, e assim nada de mal prevalecerá. Porém, quem sobreviverá?
.
6. Somente "Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos." (Sb 6,10-11).
.
7. O Evangelho de hoje traz o relato da cura dos dez leprosos; nesse episódio vemos que o Senhor Jesus os cura pela obediência e pela confiança que puseram em suas palavras, no entanto, mesmo depois curados, somente um deles foi salvo por se manter humilde e agradecido.
.
8. Destarte, peçamos ao Senhor Jesus um coração manso e humilde que seja desapegado das coisas que passam para assim darmos os frutos de justiça e santidade. Decerto, não basta nos aproximar de Deus para pedir as coisas que desejamos; precisamos agradecer por tudo o que Ele nos dá, certos de que sem Ele nada somos, nada temos, nada podemos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.