O início do Evangelho de São João

 

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus.

Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia vida e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam.

Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunho, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Nao era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.

O Verbo era a verdadeira Luz que,vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhós de Deus. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a Glória que um Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.

João dá testemunho dele, e exclama: "Eis aquele de quem eu disse: o que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim. "

Todos nós recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. Pois a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou."

 

(Jo 1,18)

 

Nota: o autor do quarto Evangelho é o Apóstolo João, o"discípulo amado", autor também de três Epístolas e do Apocalipse. Seu prólogo do Quarto Evangelho é maravilhoso pela maneira como explica de forma clara e profunda quem é Jesus Cristo: o Verbo Eterno de Deus, ou seja a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, a Palavra de Deus, o Logos. As três Pessoas são indivisíveis pois Deus Criador (Pai) gera eternamente sua Palavra (pensamento), o Filho, e seu Amor (Espírito Santo).

Quanto ao João mencionado no texto, é São João Batista, o precursor, o último profeta que anunciou a vinda do Messias.

Bíblia Sagrada e Evangelho de São João Evangelista
Enviado por Miguel Carqueija em 10/11/2024
Código do texto: T8193834
Classificação de conteúdo: seguro