497) - MEDITAÇÃO DA MADRUGADA - O PREGUIÇOSO.
O PREGUIÇOSO.
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso: olha para os seus caminhos, e sê sábio" (Pv 6.6).
O QUE É PREGUIÇA?
Aversão ao trabalho; pouca disposição para trabalhar; ócio. Lentidão em fazer qualquer coisa; morosidade. Estado de moleza, de falta de vigor físico; prostração. Falta de empenho na realização de alguma coisa; desleixo.
Na Bíblia a preguiça é vista como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. É considerada uma distração da alma e uma exaustão do espírito.
A preguiça faz parte dos sete pecados capitais, que são elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Mas a preguiça paralisa, faz sua vítima perder grandes oportunidades, considero a preguiça um dom de satanás. Quem tem preguiça não prospera na vida, não alcança seus objetivos, não vai avante!
Todos nós já tivemos preguiça quando éramos crianças, os nossos pais nos repreendiam e logo nos colocavam em tarefas de casa e da escola. E agora adultos, também somos atacados por este mal, mas sempre temos de reagir e mandar embora esta praga.
Vejamos na Bíblia Sagrada sobre o preguiçoso:
A Palavra de Deus ordena o preguiçoso ir ter com a formiga (Pv 6.6), ó preguiçoso até quando ficarás deitado? (Pv 6.9), assim é o preguiçoso (Pv 10.26), o preguiçoso não assará sua casa (Pv 12.27), o preguiçoso deseja, mas nada alcança (Pv 13.4), o preguiçoso esconde a mão (Pv 19.24; 26.15), o desejo do preguiçoso o mata (Pv 21.25), a desculpa do preguiçoso é que o Leão está lá fora (Pv 22.13), campo do preguiçoso (Pv 24.30-31), assim é o preguiçoso em sua cama (Pv 26.14), o preguiçoso quer ser sábio aos seus próprios olhos (Pv 26.16)
AS CONSEQUÊNCIAS DA PREGUIÇA.
1) - "Assim te sobrevirá a tua pobreza com um ladrão..." (Pv 6.11a; 24.34a).
2) - "... e a tua necessidade como um homem armado" (Pv 6.11b; 24.34b).
3) - enfraquece o teto (Ec 10.18).
4) - e pela frouxidão das mãos goteja a casa (Ec 10.18).
Lancemos para longe de nós a preguiça, pois a preguiça é pecado gravíssimo, e quem é preguiçoso nada terá na vida!!!
08 de novembro de 2024.
Autor Pr Marcelo Gonçalves.