PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 14,15-24)(05/11/24)
.
1. Caríssimos, o Reino de Deus não tem comparação com nenhum reino ou governo deste mundo, à nada podemos compara-lo, à começar por suas principais características: gratuidade, generosidade e universalidade. Sua única exigência é a veste nupcial, que consiste no amor a Deus sobre todas as coisas e entre nós, e isso podemos cumprir pela graça da filiação divina que nos foi concedida no batismo.
.
2. No entanto, são muitos os que o rejeitam por interesses mesquinhos, apegos banais e outros comportamentos vãos, desordenados e estranhos que causam tanto mal na face desta terra lhes fechando a porta aberta por Jesus para que todos podessem entrar. "Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis." (Rm 11,29). Porém, cabe à nós aceita-los ou não.
.
3. Comentando este Evangelho disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "Jesus fala-nos da resposta que se dá ao convite de Deus — representado por um rei — para participar num banquete de núpcias. Os convidados são muitos, mas verifica-se algo surpreendente: nenhum dos escolhidos aceita participar da festa, dizendo que têm outras coisas para fazer; aliás, alguns demonstram indiferença, estranheza e até incômodo.
.
4. Entretanto, não obstante a falta de adesões da parte dos convidados, o plano de Deus não se interrompe. Diante da rejeição dos primeiros convidados, Ele não desanima, não suspende a festa, mas volta a propor o convite, ampliando-o para além de qualquer limite racional, e manda os seus empregados às praças e às encruzilhadas das estradas para reunir todos aqueles que encontram" e que aceitam o convite.
.
5. A bondade de Deus não conhece confins e não discrimina ninguém: por isso, a festa dos dons do Senhor é universal para todos! A todos é oferecida a possibilidade de responder ao seu convite, ao seu chamamento.
6. Todos nós somos chamados a não reduzir o Reino de Deus aos confins da «igrejinha» — a nossa «igrejinha» — mas a dilatar a Igreja às dimensões do Reino de Deus." Ou seja, à totalidade que o Senhor Jesus nos revelou: "Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então chegará o fim." (Mt 24,14).
.
7. E disse ainda: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais." (Jo 14,1-3). De fato, nenhum de nós jamais recebeu um convite tão gentil e generoso como esse.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.