PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,18-21)(29/10/24)

.

1. Caríssimos, a nossa humanidade frequentemente se interpela sobre o sentido do sofrimento e das dores que padecemos, principalmente quando se trata do padecimento de inocentes. 

.

2. Decerto, mesmo em meio a beleza e a grandeza da criação e das alegrias e felicidade que podemos experimentar neste mundo, nada disso nos isenta dos sofrimentos e das dores que padecemos em certas situações de nosso viver. São provações e desafios que somente a prática da fé pode supera-los.

.

3. De fato, o sofrimento humano é um grande mistério que só pode ser compreendido quando o associamos aos sofrimentos de nosso Senhor Jesus Cristo. Fora disso, a única explicação plausível é a de que ele é consequência dos pecados aqui praticados, e neste sentido não podemos duvidar. 

.

4. Decerto, na sua carta aos Romanos, são Paulo nos aponta um futuro glorioso que supera infinitamente todos os sofrimentos que aqui padecemos, diz ele: "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada." (Rm 8,18).

.

5. Também São Pedro na sua primeira carta nos chama atenção a esse respeito: Irmãos, "Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! 

.

6. Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal. Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus." (1Pd 3,16-18).

.

7. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que o Reino de Deus acontece veladamente, ou seja, mesmo quando não o percebemos claramente. Certa feita, "Os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o Reino de Deus. Ao que Ele respondeu: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós." (Lc 17,20-21).

.

8. Portanto, caríssimos, o fato de existirmos já é um dos sinais do Reino de Deus, porém, precisamos vive-lo tal qual o Senhor nos ensinou, pois, como escreveu são Paulo: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza da estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação." (Rm 14,17-19).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.