BONDADE
17. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes.
(Tiago, 1)
/////
Em um certo momento de seu ministério terreno, um homem se referiu a Jesus, chamando-o de 'bom mestre', ao que ele questionou-lhe: *Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus*.
Imagine comigo a surpresa do 'Clark Kent', se alguém se aproximasse dele, enquanto cidadão comum no seu local de trabalho, e, naquele contexto em que o 'super-homem' era o único com superpoderes, chamasse-o de 'herói'. Talvez ele ficasse desconsertado, entendendo que aquele cidadão teria descoberto a sua identidade secreta de 'super-homem'?!
Talvez, o questionamento que fez Jesus ao seu interlocutor, quisesse nos mostrar, hoje, *o quão perto aquele homem chegou da revelação de que ele - Jesus homem - era o Cristo Deus*; e não se atentou para isso. Ele chegou tão perto, esteve diante de Deus, declarou-lhe a sua bondade, mas não se tocou nem usufruiu desse privilégio (não sejamos assim).
Se na ilustração acima o herói naquele contexto só poderia ser o 'super-homem', nessa referência bíblica citada, o BOM só pode ser um: O PRÓPRIO DEUS!
Na realidade, é como se Jesus 'mineiro' perguntasse: UAI, SÔ! OCÊ TÁ ME RECUNHECENO?
/////
Só Deus é bom, então, 'toda boa dádiva e todo dom perfeito SÓ PODEM VIR DELE, são lá do alto.
O texto ainda se refere a Deus como Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Ou seja: DEUS É LUZ e diante dele tudo fica às claras, tudo é revelado.
A dúvida, absolutamente, não é de Deus. Não nos deixemos iludir pelas inúmeras coisas boas do mundo, se essas não estiverem alinhadas à bondade de Deus.
MAS, SE DEUS É PAI DAS LUZES, QUEM SÃO AS LUZES?
Creio que as luzes são todos os filhos e filhas de Deus em Cristo Jesus, chamados para o serviço ao reino celeste aqui na terra, para refletir a presença do Senhor em seus corações, a fim de que outros venham a crer e também a se tornar luzes neste mundo de trevas, para que, assim, unidos, possamos REVELAR A BONDADE DE DEUS, tendo as nossas próprias vidas como instrumentos dos céus.
DEUS É A BONDADE EM PESSOA E, EM CRISTO JESUS, NÓS FOMOS FEITOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DELE (CRISTO VIVE EM NÓS).
Você tem colocado a sua instrumentalidade (dons e talentos) à serviço de Deus e da sua bondade?
🫵🏿👴🏿