E tu ficaste sendo minha...

Ezequiel 16:3-14

“Assim diz o Soberano Senhor a Jerusalém: Sua origem e seu nascimento foram na terra dos cananeus; seu pai era um amorreu e sua mãe uma hitita. Seu nascimento foi assim: no dia em que você nasceu, o seu cordão umbilical não foi cortado, você não foi lavada com água para que ficasse limpa, não foi esfregada com sal nem enrolada em panos. Ninguém olhou para você com piedade nem teve suficiente compaixão para fazer nenhuma dessas coisas por você. Ao contrário, você foi jogada fora, em campo aberto, pois, no dia em que nasceu, foi desprezada. Então, passando por perto, vi você se esperneando em seu sangue, e, enquanto você jazia ali em seu sangue, eu lhe disse: Viva! E eu a fiz crescer como uma planta no campo. Você cresceu e se desenvolveu e se tornou a mais linda das joias. Seus seios se formaram e seu cabelo cresceu, mas você ainda estava totalmente nua. Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha. Eu lhe dei banho com água e, ao lavá-la, limpei o seu sangue e a perfumei. Pus-lhe um vestido bordado e sandálias de couro. Eu a vesti de linho fino e a cobri com roupas caras. Adornei-a com joias; pus braceletes em seus braços e uma gargantilha em torno de seu pescoço; dei-lhe um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça. Assim você foi adornada com ouro e prata; suas roupas eram de linho fino, tecido caro e pano bordado. Sua comida era a melhor farinha, mel e azeite de oliva. Você se tornou muito linda e uma rainha. Sua fama espalhou-se entre as nações por sua beleza, porque o esplendor que eu lhe dera tornou perfeita a sua beleza, palavra do Soberano Senhor.”

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto do tema da Graça de Deus sobre nós. Geralmente, quando falamos em Graça somos remetidos diretamente para os textos do apóstolo Paulo em cartas como aos Romanos ou aos Gálatas.

Contudo, desde adolescente eu sou apaixonada por este texto de Ezequiel. Nesta profecia, Ezequiel está se referindo diretamente ao povo de Israel, contudo, todas as vezes que leio eu me enxergo na riqueza de detalhes dessa passagem.

Afinal, qual a diferença entre nós e este bebê que foi desprezado ao nascer? A passagem relata que o próprio Deus ao passar por Israel (a nação) ainda bebê, viu que era desprezada pelos demais. Nas palavras do texto, Israel estava “esperneando em seu próprio sangue”, uma alusão aos bebês que ao nascerem estão cobertos em sangue e choram sem parar...

Então, em um ato de amor, Deus limpa Israel. Deus lava Israel daquele sangue, a perfuma, a veste de linho, a adorna com lindas joias e estabelece uma aliança com Israel: “E tu ficastes sendo minha”.

Isso é lindo! Uma aliança formada entre o próprio Deus e a nação de Israel. O que Israel fizera para merecer tal tratamento? Você pergunta. Nada. Israel não fizera nada de especial para receber tanto amor do Criador.

E eu te pergunto. Não é a mesma coisa conosco? Quando o Pai nos olhou, Ele nos viu envoltos em nossos próprios pecados, chorando e esperneando tal como um bebê recém-nascido. Nas palavras de Paulo, éramos inimigos de Deus, estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Contudo, passando o Pai por nós, nos viu e nos amou. Mesmo em um charco de lodo (Salmos 40:2), Ele nos amou, nos lavou, nos purificou, nos vestiu de linho, nos adornou com joias e nós ficamos sendo d’Ele! Que maravilhosa aliança entre o Pai e nós.

Esta passagem nos mostra em riqueza de detalhes a Graça de Deus sobre nós. Se você continuar lendo o capítulo 16, verá que Israel se rebelou contra Deus e se prostituiu. Sacrificou seus filhos a deuses pagãos, queimou as vestes e derreteu suas joias. Israel virou as costas para Deus que a amou. Contudo, mesmo após tal rebelião, já no final do capítulo Deus confirma a aliança com a nação: “Contudo, eu me lembrarei da aliança que fiz com você nos dias da sua infância, e estabelecerei uma aliança eterna com você.” (versículo 60).

Mais uma vez, enxergo a Graça de Deus. Quantas vezes nos rebelamos, esquecemos de Deus e de seu propósito em nossa vida? Porém, mesmo que sejamos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar a Si mesmo (2ª Timóteo 2:13).

A aliança de Deus conosco é eterna. Não há nada que possa desfazê-la e não há nada que possa nos separar de Seu amor (Romanos 8:38ss). Parafraseando Philip Yancey, não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais, ou que deixemos de fazer para Ele nos amar menos. Sua graça e seu amor são incondicionais e não dependem de nossas ações ou vontade. Aleluia!

Que possamos viver essa maravilhosa verdade em nosso dia a dia. Lembrarmos diariamente do amor do Pai por nós, mesmo sem fazermos absolutamente nada para merecer tamanha Graça! E, que ao menor sinal de dúvida em nossa alma, possamos ouvir o Senhor sussurrar em nosso íntimo “Eu te resgatei! E tu ficaste sendo meu.”

Kelly Priscila

11/10/2024

Primavera

Café e Leitura
Enviado por Café e Leitura em 14/10/2024
Código do texto: T8173399
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.