Solenidade de N.S. Aparecida (Jo 2,1-11)(12/10/24)
.
1. Caríssimos, hoje a Igreja do Brasil celebra solenemente a Sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. E essa graça é causa de grande alegria para todos os brasileiros, seus filhos e filhas.
.
2. Ora, como Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo a ama, nós também a amamos e a exaltamos tal qual meditamos na sua profecia: "A minh'alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita."
.
3. Por ocasião da Da Dedicação da Basílica Nacional de Aparecida, no ano de 1980, são João Paulo II, fez uma belíssima homilia da qual separei algumas partes, disse ele: "Maria, a Mãe de Deus, é modelo para a Igreja, é Mãe para os remidos.
.
4. Por sua adesão pronta e incondicional à vontade divina que lhe foi revelada, torna-se Mãe do Redentor, com uma participação íntima e toda especial na história da salvação. Pelos méritos de seu Filho, é Imaculada em sua Conceição, concebida sem a mancha original, preservada do pecado e cheia de graça."
.
5. Maria nos leva a Cristo, como afirma com precisão o Concílio Vaticano II: “A função maternal de Maria, em relação aos homens, de modo algum ofusca ou diminui esta única mediação de Cristo; antes, manifesta a sua eficácia. E de nenhum modo impede o contato imediato dos fiéis com Cristo, antes o favorece”.
.
6. Mãe da Igreja, a Virgem Santíssima tem uma presença singular na vida e na ação desta mesma Igreja. Por isso mesmo, a Igreja tem os olhos sempre voltados para aquela que, permanecendo virgem, gerou, por obra do Espírito Santo, o Verbo feito carne.
.
7. Qual é a missão da Igreja senão a de fazer nascer o Cristo no coração dos fiéis, pela ação do mesmo Espírito Santo, através da evangelização? A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos.
.
8. Como ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: Fazei o que ele vos disser (Jo 2,5). E, como outrora em Caná da Galiléia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo dele as graças desejadas. Rezemos com Maria e por Maria: pois ela é sempre a “Mãe de Deus e nossa”.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.