O CETICISAMO É A RECUSA DE CRER EM CRISTO

"AQUELE QUE CRÊ NO FILHO DE DEUS, TEM, EM SI, O TESTEMUNHO.AQUELE QUE NÃO DÁ CRÉDITO A DEUS FAZ MENTIROSO, PORQUE NÃO CRÊ NO TESTEMUNHO QUE DEUS DÁ ACERCA DO SEU FILHO."

(1 João, 5:10)

-------------------------------------------------------------------

Para o autor sagrado, em consonância com a situação local refletida na presente epístola, o ceticismo é a recusa de crer em CRISTO, o qual é o Filho de DEUS, em quem se combinam as naturezas divinas e humanas em uma única pessoa; a realidade da encarnação; os propósitos dessa encarnação na vida e na expiação de CRISTO; a vida eterna que ele nos oferece como Salvador. O ceticismo moderno não difere basicamente em suas afirmativas acerca da verdade religiosa; daquilo que diziam os mestres gnósticos. Tudo isso procura deitar por terra a claríssima revelação divina, na pessoa de JESUS CRISTO - tacha DEUS de mentiroso, ou finge que nada foi esclarecido. Na verdade, somos forçados a buscar a verdade, porquanto a verdade é como um oceano, mas nosso conhecimento a seu respeito é como se fora uma gota. Não obstante, o evangelista dá a entender que certas verdades básicas e vitais foram anunciadas aos homens de modo abundantemente claro.

Não resta lugar para a ignorância ou o mal-entendido. Rejeitar o testemunho (De DEUS) é negar a veracidade de DEUS. Ele tem falado e agido deliberadamente, com absoluta clareza. O testemunho, pois, deve ser aceitado ou rejeitado. Não pode ser ignorado e nem explicado de outro modo.

Se DEUS não quisesse que os homens viessem a confiar em JESUS, então os levou a uma terrível tentação. Portanto, se quisermos manter puro o nosso conceito de DEUS, precisamos atribuir essa intenção a ele, ao por em ordem o mundo. Geralmente salientamos com proeminência tudo quanto combate à fé, mas deixamos de lado aquilo que fala em seu favor. Deveríamos, antes de tudo, responder satisfatoriamente a pergunta de como pode ser possível que essa fé tenha permeado tão amplamente a humanidade, antes de investigarmos a força de nossas dúvidas.

Nada foi mais valorizado por DEUS do que a sua própria verdade; por conseguinte, nenhum erro pode ser mais atrozmente cometido contra ele do que lhe roubar essa honra. Então, a fim de induzir-nos a confiar, ele (o autor sagrado) toma em mãos um argumento horrível e execrável, porque então aquilo que lhe pertence por direito lhe é tirado, quem não temeria não exercer fé no evangelho, em que DEUS deseja ser reputado singularmente veraz e fiel? Isso deveria ser cuidadosamente observado. Por outro lado, vejamos a análise do exercício da alma.

1 - Ela confia em DEUS rejeitando o ceticismo.

2 - Ela confia no Filho de DEUS, manifestação e Caminho divino para a vida.

3 - Ela dá atenção ao testemunho interno do Espírito.

"EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO; SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREI COM ELE, E ELE COMIGO"(Ap.3:20).

Esses três estágios são:

1 - O ouvir a voz do Salvador

2 - A abertura da porta

3 - A comunhão.

O testemunho interno do Espírito tem as seguintes características:

a) Convence de pecado e corrupção no íntimo, da necessidade de salvação.

b) Faz os homens se admirarem da sabedoria e do amor de DEUS, em sua provisão

em CRISTO.

c) Leva os homens a confiarem na revelação dada em CRISTO, acerca de como um

homem pode chegar à vida eterna, por meio dele.

d) Leva os homens a experimentarem o novo nascimento, através da iluminação e da

transformação íntima, operada pela fé, na expectação (ou esperança) da vida

eterna. Crer em DEUS é crer na mensagem divina sobre CRISTO. Para o autor

sagrado, pois, não há outra fé válida.

E por falarmos em fé, as evidências externas, por mais que sejam desejáveis, não substituem o testemunho interno da alma, em relação à verdade religiosa. A religião cristã está com a razão de exigir a experiência pessoal, pois, sem essa experiência pessoal, a fé é vazia. A lógica e a razão fracassam quando se trata de questões espirituais, e a percepção dos sentidos não é capaz de sondar DEUS. A experiência mística, o contado Espírito divino com a alma humana, traz-nos uma iluminação que transcende a outros meios do conhecimento.

"PARA QUE O DEUS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O PAI DA GLÓRIA, VOS CONCEDA ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE, ILUMINANDOS OS OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO PARA SABERDES QUAL É A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO, QUAL A RIQUEZA DA GLÓRIA DA SUA HERANÇA NOS SANTOS" (Efésios, 1: 17-18)

Portanto, a mente pode crer na missão de CRISTO: mas o Espírito é quem torna real e vital essa fé, para a alma humana. Quando a alma se entrega aos cuidados de CRISTO, para que seja transformada segundo a sua imagem, depois de ter contemplado a sua beleza, então exerce fé, porquanto disso é que consiste a fé; jamais a fé consiste de mero assentimento intelectual, de mera confissão de um credo.

"ORA, A FÉ É A CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DE FATOS QUE SE NÃO VÊEM, POIS, PELA FÉ, OS ANTIGOS OBTIVERAM BOM TESTEMUNHO. PELA FÉ, ENTENDEMOS QUE FOI O UNIVERSO FORMADO PELA PALAVRA DE DEUS, DE MANEIRA QUE O VISÍVEL VEIO A EXISTIR DAS COISAS QUE NÃO APARECEM". (Hebreus, 11: 1-3).

FONTES:

Bíblia Sagrada

LIVROS

N.T. Mensagens e Comentários.

N.T. Interpretado

Hebreus - Introdução e Comentários.

Wilson de Oliveira Carvalho

Wil
Enviado por Wil em 14/01/2008
Código do texto: T817049