PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,26-38)(07/10/24)
.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, hoje a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário; essa memória foi instituída por São Pio V, em agradecimento à chamada vitória de Lepanto sobre o império Otomano, atribuída à nossa Senhora do Rosário, porque no momento da batalha todos, munidos do santo Rosário em oração, avançaram contra os adversários e os venceram.
.
2. Com efeito, "a celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditemos os mistérios de Cristo, em companhia da sua Santíssima Mãe, a Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à Encarnação, à Paixão e à sua Ressurreição."
.
3. Ora, rezar é amar, é fazer a vontade de Deus; nesse sentido, nossa oração é a luz da graça de Deus que ilumina as almas por quem intercedemos, mas também é a arma espiritual mais poderosa para nos defendermos e vencermos todo mal.
.
4. Caríssimos, toda oração que fazemos é sempre um encontro que temos com o Mistério de Deus que entra em comunhão conosco pela via de suas inspirações, isto é, pelos meios que nos leva a ter a evidência da sua presença e da sua proteção.
.
5. De modo que, nos Ele encontra e nos fala diretamente por meio da Santa Eucaristia; da Sua Palavra, que é sua voz escrita; na nossa oração pessoal, feita no coração da nossa alma que é a nossa consciência; por meio do nosso anjo da guarda, e pela intercessão dos santos, especialmente de Nossa Senhora.
.
6. Portanto, caríssimos, peçamos então a intercessão de nossa Senhora do Rosário para que nos ajude a vencer as batalhas que travamos constantemente contra as tentações que nos cercam.
.
7. Por fim, encontremos todos os dias nossa Mãe Santíssima e meditemos com ela os mistérios do Santo Rosário; rezemos com profunda piedade e devoção pelas almas necessitadas das nossas humildes preces.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.