Gamaliel e Bereano em: Mortal ou Imortal

B: Mestre Gamaliel!

G: Pois não meu rapaz!

B: Existia morte antes da queda do homem?

G: Sim!

B: Mas não é isso que as pessoas falam todo mundo diz que não havia.

G: Cada um interpreta a seu modo, eu não vejo desse jeito.

B: Já que o senhor disse que existia então esclareça eu quero saber.

G: Deus criou seres humanos!

B: E o que isso tem a ver com o que estamos falando?

G: Tudo! É bom lembrar que Deus criou seres humanos e humanos precisa se alimentar veja o que Ele disse em Gn 1:29-30: E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. Já ouviu aquele ditado que diz: Saco vazio não para em pé! Isso revela que devemos nos alimentar, porque, caso contrário, não teremos forças e podemos sentir-nos mal a ponto de desmaiar. Mas isso não é tudo embora já seja uma prova de que eles eram perecíveis.

B: E o que tem mais bom mestre?

G: Em Gn 2:8-9 diz: E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Como você pode ver até aqui o Senhor não fez nenhuma restrição a nenhuma das arvores que Ele plantou no Jardim do Éden.

B: Sim e daí?

G: A restrição é feita em Gn 2:16-17 que diz: E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. A restrição só é feita a arvore do conhecimento do bem e do mal quanto a arvore da vida o acesso estava livre.

B: Quem lhe garante que se o homem provasse da arvore da vida antes da queda teria a vida eterna?

G: Não sou eu foi Deus que garantiu porque se Ele não tivesse feito isso Ele estaria sendo injusto com o homem. Veja o que está escrito em Em Gn 3:22-24 diz: Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. A escolha teria que ser feita antes da queda depois da queda se o homem provasse de arvore da vida ficaria eternamente em pecado por isso Deus o expulsou do Jardim e colocou uma barreira impedindo que ele tivesse acesso a ela.

B: Mestre se você estiver certo como é que fica a humanidade já que não tem mais arvore da vida?

G: Ai é que você se engana!

B: Como assim bom mestre!

G: Veja o que está escrito em Gn 3:14-15 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. A serpente que enganou Eva foi avisada que a semente da mulher esmagaria a sua cabeça.

B: Que semente é essa bom mestre?

G: Jesus Cristo! Ele a nossa arvore da vida. Já que você ficou preocupado com a humanidade veja o que Deus fez por ela em Jo 3:16 o texto diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

B: Quando isso aconteceu bom mestre?

G: Quando Ele disse ta consumado veja: Jo 19:28-30 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

B: O preço pago pelo nosso resgate foi alto.

G: Isso é verdade agora veja o que está escrito em Rm 5:8-10: Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

B: Amém bom mestre! Amém

G: Esse sacrifício poderia ter sido evitado se o homem tivesse feito a escolha certa quando foi tentado pela serpente a provar da arvore que Deus proibiu no Jardim do Éden. Por ter feito a escolha errada as conseqüências que poderiam ter sido evitadas foram reveladas porque já existiam eles desconheciam porque na sua consciência ainda não havia o sentimento de culpa quando comeram do fruto sentiu o peso da consciência que o acusou do erro que cometeram e temeram porque desobedeceram a Deus e justificaram o seu erro alegando que estavam nus por isso que se esconderam de Deus quando Ele o procurou. Eles fizeram exatamente como as crianças fazem quando desobedecem aos pais tenta esconder a verdade. Seus dias de conforto terminaram agora eles teriam de lidar com a realidade da vida no seu dia a dia na luta pela sobrevivência, enfrentar as concupiscências, o amor a se mesmo e amar o próximo. Mas o pior de tudo eles também ouviram que iriam voltar a sua origem o pó da terá. Deus avisou antes que acontecesse, mas eles não obedeceram e tiveram que ouvir de Deus como seria as suas vidas a partir daquele momento. Em Gn 3:17-19 disse Deus: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

B: Bom isso é algo que não saberemos talvez o mestre tenha razão, mas de qualquer jeito obrigado pela explicação. Fica na paz de Cristo.

G: Amém meu rapaz!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 28/09/2024
Código do texto: T8161809
Classificação de conteúdo: seguro