PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,7-9)(26/9/24)

.

1. Caríssimos, a curiosidade em querer saber da vida alheia muitas vezes geram distúrbios e outros comportamentos inadequados que bloqueiam a vivência da fé, porque ocupam o espaço que é somente de Deus em nossas almas. Pois, os cristãos vivem de Cristo e em Cristo, e não do disse me disse da vida alheia.

.

2. No Evangelho de hoje, Herodes curiosamente quer ver Jesus, no entanto, logo demonstra a sua intenção: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus."

.

3. Ora, querer conhecer Jesus por curiosidade sem que haja conversão e amor a Ele sobre todas as coisas, é como mover-se em areia movediça, ou seja, afunda-se na curiosidade sem jamais o encontrar, porque sem arrependimento e conversão não existe comunhão com o Senhor. 

.

4. Com efeito, o exemplo dos santos nos ensina que quem convive bem com Deus, amando-o sobre todas as coisas, convive bem consigo mesmo e com o próximo, porque quem ama de verdade só visa o bem de todos. E essa convivência se dá pela oração do coração e pela prática da sua Palavra.

.

5. De fato, nos santos e santas encontramos os testemunhos de fé que nos ajudam a perseverar no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo em meio às tribulações deste mundo, realizando com a prática da nossa fé a Sua Santa Vontade.

.

6. Portanto, caríssimos, escutemos com atenção esta exortação de são Francisco de Assis como um exemplo a ser fielmente seguido: "Filhos meus, grandes coisas prometemos a Deus, mas muito maiores são as coisas que Deus nos prometeu. 

.

7. Observemos aquelas que nós prometemos a Ele, e esperemos com segurança aquelas que ele nos prometeu. Breve é o prazer do mundo, mas eterna é sua pena. Pequena é a pena desta vida, mas a glória da vida eterna é infinita” (FIORETTI, cap XVIII).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.