Homilia do 25°Dom do tempo comum (Mc 9,30-37)(22/9/24). 

.

1. Caríssimos, nas atuais circunstâncias, este mundo é um abismo profundo de perdição em ebulição, isto é, prestes à explodir. Falando à esse respeito, assim escreveu São Paulo: "Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. 

.

2. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!" (2Tm 3,1-3).

.

3. Todavia, por que me refiro a isso? Porque é essa a atual realidade cruel que estamos enfrentando, por isso, precisamos urgentemente usar as armas certas nesta luta espiritual que travamos. 

.

4. Sem dúvida, para vencer esta guerra é preciso manter o nosso encontro permanente com o Senhor, pela oração do coração; pela participação na Santa Missa, comungando em estado de graça o Seu Corpo e Sangue, alimento espiritual que nos faz viver Nele. 

.

5. Também o encontramos na Sagrada Escritura e na liturgia diária, pois, por elas falamos com o Senhor, e Ele fala conosco diretamente. Um outro meio de encontro-lo é a oração diária do santo terço, porque nele encontramos Maria Santíssima e com ela meditamos os mistérios da nossa salvação.

.

6. Ainda um outro meio, é confessar-se sempre que cometer faltas graves ou mesmo leves, sabendo que a confissão é o encontro sacramental com o perdão que Deus nos dá por sua Divina Misericórdia. Por fim, "orar sem cessar" como nos ensina são Paulo; e se possível jejuar e fazer penitência em reparação pelos próprios pecados e os pecados cometidos neste mundo, pois, isso significa cooperar com o Senhor Jesus na obra da redenção.

.

7. Portanto, caríssimos, todo tempo que temos pertence somente a Deus, por isso, precisamos dá a Ele o que lhe pertence, porque se não o fizermos provavelmente o perdemos desperdiçando com coisas inúteis e vãs preocupações. De fato, não podemos perder esse dom tão precioso que o Senhor nos deu para vivermos em comunhão com Ele. 

.

8. No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos ensina que a prática da fé requer o auxílio da humildade e da inocência no serviço que a Ele prestamos para a salvação das almas que assistimos. 

.

9. Decerto, servir aos irmãos humildemente é servir ao Senhor prontamente; acolher os pequeninos é acolher o Senhor na inocência deles, pois, quem quiser ser o maior, disse o Senhor, seja o servo de todos, o último de todos.

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.