Homilia do 24°Dom do tempo comum (Mc 8,27-35)(15/9/24).

.

1. Caríssimos, na Carta aos Hebreus existe uma recomendação para mantermos os olhos fixos no Senhor Jesus, pois, nele se encontra o perfeito fundamento da nossa fé, como diz o texto a seguir: "Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. 

.

2. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo." (Hb 12,1b-3).

.

3. Por isso, nunca nos ponhamos na vida querendo salvar a própria vida, porque se assim for, vamos perde-la; mas se a perdermos por amor ao Senhor e ao Santo Evangelho, a teremos eternamente, como Ele mesmo ensinou.

 

4. "Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perde-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salva-la-á." (Mc 8,34-35). Ou seja, "A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro." (Ap 7,10)

.

5. Ora, a vida presente nos foi dada em função da vida eterna, é esse o verdadeiro sentido do nosso viver neste mundo; o Senhor Jesus no Evangelho de hoje nos chama a identifica-lo, como fez com a gente do seu tempo e os Apóstolos. 

.

6. Todavia, identifica-lo tem o mesmo sentido de aceitar o seu e o nosso martírio por amor e obediência ao Pai, por isso, de nada adianta identifica-lo e querer seguir por outro caminho fora da vontade do Pai, que significa amor incondicional, isto é, abandonar-se inteiramente em suas mãos, como o fez nossa Senhora, os Apóstolos e todos os santos.

.

7. Portanto, caríssimos, não existe outro caminho para se chegar ao céu fora da cruz de Cristo; qualquer outra vereda ou atalho é desvio de rota que nos leva a lugar nenhum. Por isso, "a nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a terra" (Sl 120); porque se assim nos entregarmos a Ele, nada temos a temer, pois embora essa porta seja estreita, é por ela que entramos na vida eterna. 

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria OFMConv.