Batismo

 

            João batizava com água; Jesus com o Espírito Santo. O batismo de João era de conversão; o de Jesus é Infusão. O batismo de João era para que, a partir dele (batismo), o batizado mudasse de vida, deixando as praticas mundanas e passasse a viver uma vida voltada para o amor na espera do messias que já havia chegado, porém, ainda não manifestado. Pelo batismo de Jesus recebemos em plenitude da graça de sermos chamados filhos de Deus, e herdeiros do Reino dos Céus. 

            Há diferenças substanciais entre o batismo de João e o batismo de Jesus como foi colocado. Ser batizado não é uma questão simplesmente dos pais desejarem, mas é um direito que todos têm, pois, antes de sermos filhos de nossos pais somos filhos Deus e ser batizado é ter a filiação em plenitude. Sendo assim, o batismo deve ser realizado ainda quando criança. Ser batizado não se trata de uma escolha do batizado, mas um dever do pai que se diz cristão. Certamente, ser discípulo de Jesus no futuro, ai sim, será uma escolha após a maturidade. 

            Outro fato importante sobre o batismo é que ele não é um símbolo cristão como o fogo, o peixe, a água ele é um sacramento. Sacramento é a manifestação visível do Deus invisível ocorrida pelas mãos ungidas do sacerdote, ou mesmo de um leigo num momento extraordinário. Com isto, quero dizer que, uma vez recebido o sacramento ele é único, não havendo necessidade de ser recebido novamente – isto também vale para o batismo e todos os outros sacramentos.    

            Batizar é perdão dos pecados? Sim,  quando se batiza uma criança há apenas o pecado de origem, nada mais, pois, um recém-nascido ou mesmo uma criança não tem outros pecados. Mas, a partir do momento que alguém passa a ter consciência do certo e do errado, tem um desenvolvimento espiritual ainda que tímido e seja capaz de discerni o bem do mal é outra situação. 

            No caso do adulto é completamente diferente da criança, pois ele tem pecados para serem perdoados além do de origem. Batizar é morrer na água e ressurgir um novo homem, neste sentido, tudo que é velho, tudo que é passado fica na morte do homem velho. 

            Jesus foi batizado, ele era pecador? Precisava de conversão? Jesus tornou-se Deus a partir do batismo? Não, é importante dizer que a visitação dos reis magos foi a manifestação de Jesus para o mundo, isto é, Deus realiza a promessa, a Luz veio para todas as nações. No batismo de Jesus ocorrem situações distintas; primeiro, a manifestação da Santíssima Trindade revelando à humanidade a divindade de Jesus. Segundo, a partir do batismo Jesus inicia-se na sua vida pública de anunciador o Reino de Deus deixando sua casa, sua família iniciando a missão de anunciar a Boa Nova. Terceiro, no batismo de Jesus cumpre preceitos do antigo testamento anunciado pelos profetas. 

            Enfim, o batismo é algo de grande sentido teológico e de fé, que muitas vezes por falta de entendimento perdemos em seu verdadeiro sentido.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 13/01/2008
Reeditado em 13/01/2008
Código do texto: T815099