Deus, o amor incompreendido!

3. Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

5. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

6. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

7. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.(Isaías, 53)

Como podemos compreender um amor que transcende as barreiras da lógica humana? Para a mente humana, se o amor existe, deve ser condicional, pois ninguém ama, ou deseja o bem, daquele que nada tem haver com sua vida pessoal, um desconhecido, um "qualquer". Que tenho eu haver com a vida alheia? Não conheço meu próximo, não tenho afinidade com aquela pessoa, aquele indivíduo me fez mal, por que devo amá-lo? Não faz sentido. Infelizmente, se tornou moda o ser humano praticar a autopiedade, o olhar para suas necessidades em detrimento das necessidades do irmão ao lado, "eu devo ser mais amado pois sofri mais", "o meu sofrimento é real, a minha dor é real, as dos outros são mera encenação, não entendem o que eu passo". O olhar para si, tornou-se mais frequente do que o olhar para o outro. Não estou dizendo para negarmos nosso sofrimento de cada dia, mas devemos negar a nós mesmos, pegar a nossa cruz, e segui-lo. Os passos que Ele der, eu darei, as decisões que Ele tomar, também tomarei, o amor que Ele praticou, também praticarei, pois não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. (GL 2:20).

Ele tomou sobre si todas as nossas iniquidades, o nosso castigo foi trocado pela paz, nossas dores foram substituídas pela alegria, a eternidade com Deus, foi, pela graça, comprada por sangue.

Como podemos compreender tamanho amor, se ainda estamos olhando para nós mesmos? Olha para Cristo, deixa Ele te dominar por inteiro, tuas vontades, teus desejos, teus anseios, deixa Ele administrar teus medos, deixa Ele passar o bálsamo sobre as feridas, deixa Ele trazer a tua cura espiritual. Chega de procurar dentro de si a autopiedade, não busque mais correntes para carregar pois a morte de Cristo nos trouxe libertação, e a sua ressurreição nos trouxe a confirmação da salvação. Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim, (GL 2:20). Repito pela terceira vez: Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim.

Deus é o amor incompreendido, pois quando todos os rejeitávamos, vivendo uma vida desgarrada, sem pastor, do seu alto céu buscou fazer aquilo que o ser humano por si só não poderia fazer, reconciliação. Como Isaías disse, foi rejeitado, não fizemos dele caso algum, mas ainda assim, as suas últimas palavras na cruz proferiram perdão e amor.

Só compreende o amor de Deus, quem o vive todos os dias, se você não o sente mais, peça a Deus pois Ele tem em abundância para dar, então esse amor, que parece incompreendido, impraticável e distante da realidade do ser humano, passará a fazer parte do cotidiano, pois quem muito é amado, muito amará.