A LUTA CONTRA AS TENTAÇÕES...

.

1. "As tentações não devem assustar-te; através delas, Deus quer testar e fortificar a tua alma, e ao mesmo tempo dar-te força para as venceres. Até agora, a tua vida foi como a de uma criança; a partir de agora, o Senhor quer tratar-te como adulto. 

.

2. Ora, as provações de um adulto são muito superiores às de uma criança: é por isso que, a princípio, te sentes tão perturbado. Mas a vida da tua alma recuperará rapidamente a paz. Tem um pouco de paciência e tudo correrá para o teu bem.

3. Deixa, pois, de lado essas vãs preocupações. Lembra-te de que o mal não está nas sugestões do maligno, mas no consentimento que damos a essas sugestões. Só uma vontade livre é capaz de fazer o bem ou o mal. 

.

4. Quando a vontade geme sob a provação infligida pelo tentador, se não quer o que te é proposto, isso não é falta, mas virtude. Guarda-te de cair na agitação quando lutas contra as tentações, pois isso só serve para as tornar mais fortes. 

.

5. É preciso tratá-las com desprezo e não lhes dar importância alguma. Volta o teu pensamento para Jesus crucificado, para o seu corpo deposto nos teus braços, e diz: "És a minha esperança, a fonte da minha alegria! Uno-me a Ti com todo o meu ser, e não Te deixarei enquanto não me puseres em segurança".

.

(São (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968) - Capuchinho

Ep 3, 626 e 570; CE 34).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.