Homilia do 22°Dom tempo comum (Mc 7,1-8.14-15.21-23)(01/9/24)
.
1. Amados irmãos e irmãs, a fé que recebemos no batismo se nutre das evidências que Deus nos dá, ao tratar-nos como Seus filhos e filhas. No Antigo Testamento essa evidência se deu precisamente pelos santos mandamentos revelados por Deus a Moisés, como sinal permanente da Sua Presença, ou seja, como Sua Voz escrita falando diretamente ao povo eleito.
.
2. Com efeito, no Novo Testamento essa evidência tornou-se ainda mais direta como nos revela a Carta aos Hebreus: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas.
.
3. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra." (Hb 1,1-3a).
.
4. Decerto, após sua paixão, morte e ressurreição, o Senhor Jesus, instituiu a Santa Igreja, tendo Pedro e os seus sucessores à sua frente, e também instituiu os Santos Sacramentos como sinais visíveis da Sua Presença entre nós, especialmente a Santa Eucaristia.
.
5. Desse modo, a Igreja recebeu a missão de comunicar a vida eterna à todos que nascerem da água e do Espírito Santo, como o Senhor Jesus anunciou: "Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus." (cf. Jo 3,5-8). E isto se dá mediante o sacramento do batismo.
.
6. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que a prática da fé não se baseia em atos meramente externos, mas sim, no amor com que realmente amamos a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Isto porque quando a prática da fé não se baseia na compaixão, piedade, misericórdia, mansidão e todas as outras virtudes, ela não passa de normas humanas sem nenhum fruto de salvação.
.
7. Portanto, caríssimos, a evidência da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho amado de Deus, presente realmente no meio de nós, nos dá a certeza de que por meio da Sua Santa Igreja Ele nos conduz ao Reino dos céus, à vida eterna, bem como nos ensinou: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,20b).
.
8. Destarte, viver na Presença de Jesus e ser um só com Ele é o que realmente fundamenta a nossa fé. Peçamos a Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, a graça de alcançarmos do seu Filho Jesus essa bem-aventurança.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.