PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,1-5.10.12-14)(13/8/24)

.

1. Caríssimos, quando em nossa naturalidade nos apegamos às coisas que passam esquecemos que somos almas viventes à caminho da eternidade; e, com isso, deixamos entrar em nossas atividades o espírito de egoísmo, que nos mantém escravos de nós mesmos e do maligno de quem provém todos os males.

.

2. Com efeito, esta liturgia de hoje trata da liberdade dos filhos de Deus que consiste na inocência recebida do Senhor e vivida por amor a Ele e àqueles que encontramos em nosso dia a dia, mesmo quando não somos aceitos ou correspondidos em nosso modo de ser.

.

3. No Evangelho de hoje os discípulos perguntam a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” E como sempre o Senhor os surpreende com um gesto simples e palavras vivas de fácil compreensão: "Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus."

.

4. Com essas palavras o Senhor os libertou do espírito de vanglória, como havia dito: "Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado." (Jo 15,3). São Paulo na Carta aos Romanos, escreveu: "Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos." (Rm 12,16).

.

5. Portanto, caríssimos, nosso viver é uma resposta que damos a Deus, é correspondência ou não ao seu amor. Por isso, ao escutarmos o Senhor Jesus e pormos em prática a Sua Divina Palavra, é Ele mesmo que nos conduz à uma vida de santidade e justiça diante de Deus, nosso Pai. 

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.