O primeiro mandamento: Eu sou o Senhor, teu Deus que te tirei do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses.

Deus é o Todo-Poderoso! Foi ele quem criou todas as coisas. O universo é obra de suas mãos. Se achamos que o universo é tão grande, então devemos pensar na realidade de que a presença do nosso Deus se estende além do universo. É isso que nos ensina a Palavra de Deus em 1ª Reis 8:27. Nesse texto, nós encontramos o rei Salomão dizendo as seguintes palavras por ocasião da inauguração do templo de Jerusalém: “Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei”. Ou seja, Salomão está dizendo que Deus é infinito.

Portanto, num simples piscar de olhos, Deus poderia simplesmente reduzir o nosso mundo a nada. Ele poderia ter feito isso há muito tempo atrás, pois a terra se tornou o lar de homens rebeldes. Mas, não foi isso que Ele decidiu fazer. Deus decidiu redimir tanto o ser humano quanto a terra que Ele criou. Foi por essa razão que Deus se revelou com grande poder para o povo de Israel. No Egito, Ele enviou 10 grandes pragas que praticamente destruíram todo aquele país. Muitas pessoas foram mortas e muitos prejuízos foram contabilizados com o agir de Deus naquele lugar. O povo de Israel viu tudo o que aconteceu no Egito e, desta forma, eles puderam compreender um pouco mais sobre quem era o Deus que estava tirando-os daquele lugar de escravidão.

Todavia, outras manifestações do poder de Deus ainda viriam pela frente. Após sair do Egito, o povo de Israel acampou aos pés do monte Sinai. Foi nesse mesmo monte que Deus apareceu pela primeira vez para o profeta Moisés (Êxodo 3:1 a 4:17). Naquela ocasião, Deus disse as seguintes palavras para Moisés: “Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte”.

Portanto, após conduzir aquele povo para fora do Egito, Moisés deveria guiar os israelitas em direção ao monte Sinai. Ali, naquele monte, o Criador do universo iria falar com a sua igreja.

Porém, antes disso, era necessário que os israelitas se preparassem devidamente para se encontrarem com o seu Deus. É por esse motivo que no capítulo 19 de Êxodo nós encontramos Moisés subindo ao monte Sinai para receber as instruções do Senhor. Deus disse que o povo deveria se santificar para poder ouvir a Sua voz. Eles deveriam lavar suas vestes, não ter relações sexuais e não ultrapassar os limites colocados ao redor do monte Sinai. Se alguém desrespeitasse aqueles limites, essa pessoa deveria ser morta, pois ela tentou se aproximar do Deus Vivo estando cheia de pecados.

Agora, o que é interessante observar é que nos dois momentos em que Deus fala com Moisés antes dos acontecimentos do terceiro dia, tudo aconteceu de um modo bem tranquilo. O Senhor fala com Moisés sem a presença de grandes manifestações físicas. Contudo, no terceiro dia, no dia em que Ele vem falar com a igreja, Deus aparece com grandes sinais nos céus e na terra: trovões, relâmpagos, fogo, nuvem espessa, forte clangor de trombeta, fumaça como de fornalha e tremor de terra.

Mas, por que Deus se manifestou tão poderosamente aos olhos de Israel, e não de um modo bem tranquilo tal como ele fez quando falou com Moisés? Israel precisava conhecer quem era o Deus Vivo. Moisés já sabia quem era Deus. Ele conversou com Deus por diversas vezes. Mas o povo não. O povo precisava temer a Deus pelo que Ele era. Ele era o Todo-Poderoso, e povo precisava tomar consciência disso. A visão da glória de Deus no monte Sinai era algo fantástico e, ao mesmo tempo, aterrador. Aqueles sinais maravilhosos realmente causaram um impacto muito grande na mente do povo. Os israelitas verdadeiramente tiveram uma noção do quanto Deus é poderoso.

Êxodo 20:18-21 nos dá uma imagem de como o povo de Israel ficou com medo do que tinha visto. Eles ficaram aterrorizados com a presença de Deus. “Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos. Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis. O povo estava de longe, em pé; Moisés, porém, se chegou à nuvem escura onde Deus estava”. Moisés explicou que o objetivo da vinda de Deus naquele dia no monte Sinai, com sinais tão grandes, foi para provar a fidelidade do povo e para incutir o temor no coração de Israel. Eles precisavam ver a majestade de Deus para o temerem e não pecarem contra Ele e de fato o povo ficou com medo mesmo. Eles pediram para Moisés continuar como o mediador entre eles e Deus.

Contudo, não somente aqueles israelitas, mas também todos os homens precisam entender quem realmente é Deus. Todos precisam conhecer a Deus para poder respeitá-lo. Todos devem temer ao Deus Vivo. Pois o Deus Vivo pode destruí-los num piscar de olhos. Por isso, os homens precisam considerar seus caminhos em relação àquilo que Deus tem a lhes dizer por meio da sua Santa Palavra. Os homens precisam ter paz com Deus e confiar nele, pois, como disse o salmista "o nosso socorro está em nome do Senhor, que criou os céus e a terra.

_______________________________________________________

#mandamento #Deus #igreja #Israel #Jacó #Sinai #lei

Mateus Paz VDM
Enviado por Mateus Paz VDM em 28/07/2024
Código do texto: T8116699
Classificação de conteúdo: seguro