PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mt 20,20-28)(25/7/24).

.

1. Caríssimos, somos almas sedentas de santidade; muitas vezes, porém, nos deixamos seduzir pelas facilidades que este mundo oferece, pelos privilégios que almejamos, e por isso, frequentemente nos enganamos, porque no fundo queremos tirar vantagem em tudo, se aproveitando das pessoas e situações para que nos sejam favoráveis. 

.

2. Na liturgia de hoje, o Senhor Jesus nos mostra que a cruz de cada dia faz parte de nossa vida e de nossa missão para atingirmos a perfeição desejada por Deus Pai. Rejeitar a cruz sem ao menos dialogar com o Senhor a seu respeito, é deixar de colher os méritos que ela comporta, isto é, o amparo da providência divina para a nossa salvação.

.

4. Eis o que escreveu São Paulo a esse respeito: "Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. 

.

5. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." (Fil 2,5-8). Ou seja, o Senhor Jesus é e sempre será o exemplo perfeito a ser seguido, como também os santos que o seguiram (cf. 1Cor 11,1).

.

6. De fato, meditando no exemplo de vida do Senhor só vemos perfeição e santidade em tudo; mas, por que Ele quis beber o cálice amargo das injustiças, das perseguições, das calúnias e do bárbaro assassinato de cruz mesmo fazendo a vontade do Pai em tudo? Esta pergunta Ele responde a São Paulo: "Basta-te minha graça, pois, é na fraqueza que se revela totalmente a minha força." (2Cor 12,9).

.

7. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus disse aos discípulos: "Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. (Mt 20,27-28).

.

8. Decerto, não podemos esquecer que nós somos servos e não senhores uns dos outros, de modo que, o nosso serviço é sinônimo de obediência, desapego, humildade e alegria pelo serviço prestado em vista da salvação de todos; e a nossa recompensa vem do Senhor que nos julgará no tempo devido conforme seus desígnios.

.

9. Bem como nos ensinou são Paulo na primeira leitura: "Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece." (1Cor 4,5).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.