Ira

SOBRE O AMOR: (...) não maltrata, não procura os próprios interesses, *não se ira*, não guarda rancor.

 

1ª Coríntios 13: 5.

 

Como assim? A palavra diz que podemos irar, MAS O AMOR NÃO SE IRA!

 

*Dei uma lida em alguns comentários e entendi o seguinte*:

 

PAULO, quando declara que 'O AMOR NÃO SE IRA', ele está personificando o Amor. Ou seja, ele fala do Amor, como quem fala de uma pessoa, e essa pessoa é Deus.

 

Então, substituindo a palavra Amor pela pessoa de Deus, temos que DEUS NÃO SE IRA, porque o comportamento do Senhor não é influenciável pelas circunstâncias como nós, seres humanos falhos somos.

 

E, por sermos falhos - E DEUS SABE DISSO - estamos propensos a nos irar diante de circunstâncias adversas, e ESSA IRA NÃO É CONSIDERADA COMO PECADO.

 

/////

 

"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo".

 

Efésios 4: 26-27

 

A gente vê que é muito possível irar-se e não pecar, mas, por causa da nossa natureza facilmente influenciável pelo pecado, em que O CORAÇÃO DO HOMEM SE INCLINA PARA O MAL, é muito mais fácil para nós cometer o pecado a partir da ira.

 

A nossa natureza pecaminosa, geralmente, não permite que a gente 'conte até 10', como o Edilson fez no testemunho pessoal que compartilhou na nossa Roda de Conversa.

 

REVIDAR, RESPONDER A ALGUÉM NO MESMO TOM OU, ATÉ MESMO, EXTRAPOLAR NA NOSSA REAÇÃO (FAZER PIOR), ETC., é muito mais fácil do que NOS HUMILHARMOS E OFERECERMOS A OUTRA FACE.

 

O que eu vejo é que o nosso nível de amor está muito aquém do nível do AMOR DE DEUS, e precisamos nos esforçar em todos os momentos, para que alcancemos o PADRÃO CRISTO DE AMAR, que, mesmo sabendo que a humanidade iria crucificá-lo, ainda sim, DECIDIU AMAR A ESSA MESMA HUMANIDADE A PONTO DE MORRER POR ELA.