PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,46-50)(23/7/24).

.

1. Caríssimos, as almas que vivem imersas em Deus, participam de Sua intimidade por meio de sua filiação divina, reconhecendo que Deus é nosso Pai e que em tudo cuida de nós precisamente, como nos ensinou o Senhor Jesus: "Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? 

.

2. [Portanto] Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo." (Mt 6,27.31.33).

.

3. Ora, não resta dúvida de que os dons mais preciosos que temos é a vida e a família; no entanto, muitos dão mais valor às coisas passageiras do que à unidade familiar, por isso, são tão infelizes, porque nada enchergam além das futilidades deste mundo.

.

4. E por isso, deixam de amar a Deus vivendo como sua família divina, para seguir a mentalidade mundana que consiste na busca frenética do poder, da fama e do prazer; só que na realidade, permanecem vazios porque a verdadeira felicidade não vem das coisas deste mundo, mas é puro dom de Deus para aqueles que o amam e lhe obedecem.

.

5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus faz uma inversão na ordem de parentesco natural, tornando-nos membros de Sua família divina. Em outras palavras, agora fazemos parte da família de Deus, conforme Ele nos ensinou: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 

.

6. E, estendendo a mão para os discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Bem como nos ensinou são João: "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

.

7. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus." (Jo 1,11-13).

.

8. Por isso, se engana totalmente quem interpreta as palavras do Senhor Jesus querendo dividir a Sua família. De fato, a verdade sobre a unidade da família divina é a que Ele nos ensinou na oração do Pai nosso e também no alto da cruz quando deu a sua mãe como mãe da humanidade na pessoa do discípulo amado que nos representou naquele momento (cf. Jo 19,26-27). 

.

9. Portanto, caríssimos, somos filhos e filhas de Deus nascidos da água e do Espírito Santo por meio do batismo, e por adoção, filhos e filhas da Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe!

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.