PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA(Mt 12,1-8)(19/7/24)

.

1. Caríssimos a Lei de Deus existe em função do bem de todos, ou seja, para suprir a necessidade de justiça que temos, e por isso, ela ajuda a lei natural à ser cumprida na íntegra. Dado a isso é que Jesus respondeu aos contestadores dos discípulos que os acusaram de violarem o sábado: "Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes." (Mt 12,7).

.

2. Com efeito, nenhuma lei seja ela natural, divina ou positiva (aquela criada pelo homem) usadas para regular o comportamento humano, pode deixar de lado as virtudes próprias que as sustenta. No Evangelho de hoje Jesus lembra aos mestres da Lei e fariseus que a virtude da misericórdia nos isenta do mal juízo e da condenação de inocentes.

.

3. Quando o Senhor Jesus diz esta frase: "De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.(Mt 12,8). Ele fala como legislador divino porque é o Filho de Deus que se fez homem e veio a este mundo para nos salvar; Ele é a Palavra viva e incontestável do Pai, sua autoridade visa sempre a salvação dos homens, por isso, nunca age ou se comporta fora dos seus desígnios de amor.

.

4. De fato, existe em nós uma tendência de querer julgar tudo e todos segundo a nossa justiça, e com isso, não percebemos que a medida que julgamos assim, carregamos em nossas almas os pecados julgados e a condenação destilada contra aqueles que cometeram tais pecados.

.

5. Na primeira Carta aos Coríntios, assim escreveu são Paulo: "[Irmãos], não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece." (1Cor 4,5).

.

6. Ora, isso não significa que somos coniventes com os pecados cometidos neste mundo, pelo contrário, os reprovamos veementemente, todavia, que façamos isso sem perder o senso da misericórdia e do amor de Deus que sempre perdoa todos os que o procuram contritos de coração.

.

7. Comentando este Evangelho disse o Mons. Ângelo Spina: "Os fariseus acreditam que estão cumprindo a Lei, em nome de Deus, mas, na realidade, não entenderam a Palavra que Deus falou por meio do profeta Oséias: "Eu quero Misericórdia, e não sacrifícios". 

.

8. Eles estão tão concentrados em observar os outros que não têm mais tempo para olhar para dentro de si mesmos. Estão tão presos à tradição recebida que não dão crédito àquele que vem para cumprir a revelação de Deus. A misericórdia é a lei antiga e sempre nova. 

.

9. Jesus não questiona o valor do descanso sabático, mas rejeita uma interpretação legalista que se esquece do homem. A vida é sempre maior, e as regras são para viver. Não vivemos para seguir regras, mas as regras nos ajudam a viver. Quando elas não nos ajudam, devemos nos perguntar o por quê. 

 

10. A lei deve estar a serviço da vida e da fraternidade. "O ser humano não foi feito para o sábado, mas o sábado para o ser humano". Por sua fidelidade a essa mensagem, Jesus foi condenado à morte. Ele perturbou o sistema e o sistema se defendeu usando a força contra Jesus, porque ele queria que a lei fosse colocada a serviço da vida, e não o contrário."

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.