PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 11,28-30)(18/7/24)
.
1. Caríssimos, somos discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo e com Ele aprendemos sempre; seu exemplo de vida, suas palavras e ações são vias de perfeição que nos conduz ao Reino dos céus, à felicidade eterna. Entretanto, vivemos num mundo em que a maioria não o ama e por isso não o segue, porque, como Ele nos ensinou: "é preciso renunciar à si mesmo, tomar a sua cruz de cada dia e segui-lo."
.
2. Com efeito, nesse nosso mundo muitos pensam na fama, no sucesso, no ter mais como único meio de se alcançar a realização e a verdadeira felicidade, esquecendo-se que todas as coisas são obras das mãos de Deus, assim como a realização e a felicidade também o são, e que somente Nele as encontramos.
.
3. No Evangelho de hoje, "Jesus tomou a palavra e disse: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11,28-30).
.
4. De fato, como discípulos de Cristo, aprendemos o quanto é maravilhoso viver o que Ele nos ensina, pois, isso resulta no bem estar interior que nos faz refletir a sua presença em nossa almas e em nossas ações, como vemos nestas palavras de são Paulo: "Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gl 2,19-20)
.
5. Portanto, caríssimos, não sabemos quanto tempo ainda temos neste mundo, por isso, procuremos viver em comunhão com o Senhor todo o tempo que nos resta, para que o nosso testemunho da convivência com Ele seja o modelo perfeito da nossa convivência uns com os outros.
.
6. Destarte, meditemos com devoção e humildade estas palavras de São Teodoro Estudita: "Meus filhos, tão grande é o carisma divino da humildade! E nenhum santo pôde agradar a Deus sem esta virtude primordial. Revesti-vos, também vós, dela (cf 1Pd 5,5), meus irmãos.
.
7. Conversemos com humildade, trabalhemos, leiamos, cantemos, caminhemos, comamos, desculpemos com humildade, e veremos como é verdadeiramente grande o seu fruto, como é doce e amável, e como nos ilumina a todos, tornando-nos imitadores de Deus: "Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas".
.
8. Com efeito, nela está o verdadeiro descanso; nela, as torrentes da graça correm para as almas; dela surge a purificação do coração; nela, a efusão das lágrimas torna-se abundante; dela jorra a fonte da compunção; nela, a sabedoria e o entendimento, a piedade, o domínio de si, o recolhimento, a ausência de vanglória e de escárnio, e todos os outros bens possíveis, podem ser nomeados e definidos.
.
9. É isto que dizemos da humildade! Quanto a vós, filhos de Deus e da nossa humilde pessoa, recebei as suas sementes e frutificai, como terra boa, a trinta, sessenta e cem por um (cf Mt 13,8; Jo 15,8.16), pelas boas obras que correspondem aos vossos carismas."
.
São Teodoro Estudita (759-826), monge de Constantinopla - Catequese 37
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.