PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,46-50)(16/7/24).

.

1. Caríssimos irmãos e amadas irmãs, falar e agir com conhecimento de causa proferindo sentenças eternas nascidas da sabedoria divina, é graça inestimável; ninguém tem essa capacidade fora do Espírito Santo de Deus que nos foi dado no batismo.

.

2. De fato, tudo o que Deus Pai expressou até hoje o fez por meio dos Patriarcas, juízes e Profetas cheios do Espírito Santo; e principalmente por meio do Seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, Sua Palavra viva e Eterna, por isso, tudo o que proferiu se cumpriu e continua se cumprindo.

.

3. Ora, vivemos diante do Grande Mistério de Deus, Criador e Redentor, cuja Sabedoria é de impossível penetração, pois, nenhuma criatura poderá adentrar Nele, sem a devida permissão. Bem como nos ensinou o Senhor Jesus:

.

4. "Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido." (Jo 6,44). Mas, por que Deus nos criou com essa dependência? Porque Ele é a Fonte Eterna que nos alimenta, Nele temos tudo o que contribui para a vida e a santidade, porque sem Ele nada podemos fazer, como também nada temos.

.

5. A liturgia de hoje nos remete ao perdão que precisamos por andarmos tão distantes do Senhor de nossa vida. Todavia, para uma melhor compreensão deste enunciado, perguntemo-nos: o que é o pecado que tanto nos ofende?

.

6. Como no Paraíso, o pecado é a prática da vida sem a presença de Deus nela, como se fossêmos autossuficientes, como se Dele não precisássemos; e o resultado nefasto de tal pecado são as tragédias que constatamos na face da terra que nos revela a face tenebrosa do maligno e dos seus malefícios. 

.

7. No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que a Vontade do Pai é a Fonte inesgotável de nossa filiação divina, e nos mostra isso com a seguinte pergunta e resposta: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 

.

8. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mt 12,48-50). Ou seja, o nosso vínculo familiar com Deus, é espiritual e não carnal, como o Senhor mesmo já o dissera: "O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida." (Jo 6,63).

.

9. Portanto, caríssimos, não existe outro meio para vivermos como filhos e filhas de Deus, de nossa Senhora, e irmãos e irmãs do Senhor Jesus; ou seja, fazer a Sua Santa Vontade, pondo em prática a Sua Palavra, que é para nós proteção e caminho de santidade, sem a qual não podemos ver a Deus (cf. Hb 12,14).

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria OFMConv.