Homilia do 15° Dom do Tempo Comum (Mc 6,7-13)(14/7/24)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, estamos acostumados com as seguranças que criamos em torno à nós e aos nossos planos e por vezes até nos apegamos à elas, de forma que, quando os coisas não acontecem como planejamos, logo sofremos a tentação de nos afastar da fé ou nos rebelarmos contra Deus. 

.

2. De fato, isso só acontece, quando queremos que tudo esteja sob o nosso controle; e com isso, nos impedimos de viver a liberdade que a fé nos proporciona, de confiarmos tudo nas mãos de Deus e o seu admirável poder para assim vivermos conforme sua divina providência.

.

3. No Evangelho de hoje, Jesus envia os Apóstolos em missão com as seguintes recomendações: "não levarem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 

.

4. E o Senhor ainda os recomendou: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”

.

5. Em outras palavras, isso quer dizer: se dediquem de corpo e alma à missão que lhes confio, porque a obra de salvação é a vontade do Pai, de modo que Ele providencia tudo o que é necessário para que ela se cumpra na íntegra. 

.

6. De fato, "os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo." Ou seja, a obediência às recomendações do Senhor, afasta o medo dos perigos, as preocupações com o necessário, dando-nos a certeza de que Ele caminha conosco e faz-se cumprir a Sua Palavra. 

.

7. Portanto, caríssimos, não podemos esquecer que estamos a caminho do céu e a nossa missão é anunciar o Reino de Deus e a sua justiça, por palavras e principalmente com o nosso testemunho de vida, conscientes de que essa obra é de Deus e não nossa. 

.

8. Destarte, sigamos fielmente suas orientações por meio de sua Santa Igreja; Ele é fiel e confirmará nossas ações de acordo com o seu plano para a nossa salvação e a salvação de todos que receberem o que lhes anunciamos conforme a nossa disponibilidade, fidelidade e dedicação.

.

9. "Que a Virgem Maria, primeira discípula e missionária da Palavra de Deus, nos ajude a levar a mensagem do Evangelho ao mundo numa exultação humilde e radiosa, para além de qualquer rejeição, incompreensão ou tribulação." (Papa Francisco).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.