PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mt 10,24-33)(13/7/24)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, o testemunho que damos do Senhor Jesus é um ato de amor incondicional, é a perfeita expressão de nossa adesão a Ele e aos desígnios de Deus a respeito da nossa salvação. 

.

2. Em verdade, é a nossa participação direta no Reino dos céus desde já, porque não tem como separar a vida presente da vida futura, uma vez que a única coisa que nos distancia é o sopro de vida que momentaneamente nos sustenta.

.

3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos trata como servos, nos mostrando que o Seu Senhorio nos é salutar, ou seja, é proteção permanente; no entanto, requer de nós a mesma humildade com que nos trata, ensinando-nos que o Seu Senhorio é serviço salvífico: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu Senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu Senhor." (Mt 10,24-25b).

.

4. Portanto, caríssimos, este é o verdadeiro testemunho que damos de nosso Senhor Jesus Cristo, segui-lo até as últimas consequências. Assim como nos ensinou: "Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! (Mt 10,28).

.

5. Comentando este Evangelho disse São João Crisóstomo: "Mesmo que o mar se enfureça, não quebrará a rocha; mesmo que as vagas se levantem, não podem engolir a barca de Jesus. Dizei-me: que podemos nós temer? A morte? "Para mim, viver é Cristo, e morrer, um ganho" (Fil 1,21). O exílio? "Ao Senhor pertence a terra e o que ela contém" (Sl 23,1). 

.

6. A confiscação dos bens? "Nada trouxemos ao mundo e dele nada podemos levar" (1Tim 6,7). Pouco me importa o que é temível neste mundo; rio-me dos seus bens. Não temo a pobreza, não desejo a riqueza. Não tenho medo da morte. É o Senhor quem me garante. 

.

7. Fiar-me-ei nas minhas forças? Tenho o seu testamento, esse é o meu ponto de apoio, a minha segurança, o meu porto seguro. Ainda que todo o Universo seja abalado, eu tenho este testamento e releio-o: ele é a minha fortaleza, a minha segurança. 

.

8. Qual é o seu conteúdo? "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos tempos" (Mt 28,20). Jesus Cristo está comigo, a quem temerei? Assaltem-me as vagas e a cólera dos grandes: nada disso vale, sequer, uma teia de aranha."

.

(São João Crisóstomo (c. 345-407). Homilia "A partida para o exílio".)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.