Sol. De São Pedro e São Paulo (Jo 21,15-19)(30/6/24)
.
1. Caríssimos, o amor é a chave que abre a porta do Paraíso, do Reino dos Céus. Uma alma que ama nada mais comporta fora do amor, porque somente o amor é o tudo que ela necessita e as outras também. São João na sua primeira carta, o definiu assim: "Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele." (1Jo 4,16b).
.
2. No Evangelho de hoje Jesus interroga Pedro a respeito do amor que lhe devota, porém, cada pergunta vem acompanhada da missão que lhe confia e do alerta para se preparar para o que lhe acontecerá, por isso, já havia dito: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando." (Jo 15,13-14).
.
3. Ao comentar esse diálogo entre Jesus e Pedro, o Santo Padre, o Papa Francisco, disse: "Pedro fez todo um caminho com o Senhor até chegar a esse diálogo final, e nele três frases são decisivas: “Amas-me, apascenta e prepara-te”.
.
4. Jesus pergunta a Pedro: «Tu amas-me mais do que a estes? Ama-me como podes, mas ama-me». E é isso «o que o Senhor pede aos pastores e também a todos nós. “Ama-me!”». Pois, o primeiro passo no diálogo com o Senhor é o amor.
.
5. E depois: “apascenta”. Tu és pastor, apascenta. Não uses o tempo noutras coisas. “Apascenta”. Tu és chamado a apascentar, a tua identidade é ser pastor. A identidade de um bispo, de um sacerdote, é ser pastor. “Apascenta com amor, não faças outra coisa, ama e apascenta”.
.
7. Seguindo o diálogo poder-se-ia dizer: «E depois, Senhor, dar-me-ás o prémio? — Sim, mas, primeiro prepara-te, porque te levarão onde tu não queres ir. Prepara-te para as provações, prepara-te para deixar tudo. Prepara-te para a aniquilação da vida. E levar-te-ão pela vereda das humilhações, pelo caminho do martírio».
.
8. Destarte, escutemos também este comentário do Papa São Leão Magno: "É preciosa aos olhos do Senhor a morte dos que lhe são fiéis" (Sl 115,15). Uma religião cujo fundamento é o mistério da cruz de Cristo não pode ser destruída por nenhum tipo de crueldade. A Igreja não é diminuída pela perseguição, mas fortalecida por ela: o campo do Senhor fica coberto por uma seara cada vez mais rica, porque as sementes, caindo uma a uma, renascem multiplicadas.
.
9. Milhares de mártires bem-aventurados testemunham a multiplicação da posteridade dessas duas gloriosas sementes da sementeira divina, os apóstolos Pedro e Paulo. Émulos de um e outro no seu triunfo, eles encheram a nossa cidade de Roma de uma multidão de púrpura, cujo brilho resplandece ao longe, e coroam-na com um diadema engastado com o esplendor de inúmeras pedras preciosas.
.
10. Como nós experimentamos e como os nossos predecessores atestaram, acreditamos e esperamos que as orações destes dois dignos protetores nos obtenham a misericórdia de Deus no meio das provações desta vida; assim, por mais esmagados que nos sintamos pelo peso dos nossos pecados, seremos elevados pelos méritos destes apóstolos."
.
(São Leão Magno (?-c. 461), papa, doutor da Igreja - Sermão 82, 6-7).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.