PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,15-20)(26/6/24)
.
1. Caríssimos, a liturgia de hoje trata do discernimento daquilo que não vem de Deus, e que nos faz muito mal. Por isso, muito atenção ao que nos ensina o Senhor Jesus no Evangelho de hoje: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes.” (Mt 7,15).
.
2. De fato, tudo o que é falso não se sustenta, cai sempre em contradição, porque nega Cristo e a sua Palavra, por isso, o Senhor nos alerta: "Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." (Mt 7,16-17.19-20).
.
3. Com efeito, todo falso profeta anuncia a si mesmo usando o nome de Cristo ou de um pretenso bem, e neste sentido o mundo das novas mídias está infestado por todo tipo de anunciadores de si mesmos em busca de fama, de seguidores, de likes; ainda que para isso se sirvam da aparência do bem, de almas caridosas; quando na verdade nada mais buscam além dos dividendos advindos de tais atos.
.
4. Prestem muita atenção na nova "febre" do momento, ou melhor dizendo, do "deus" da autoajuda, coach, cuja aparência é de ovelha inofensiva, a pele também, mas a doutrina e os meios operantes não são cristãos; e muitos são os sacerdotes e outros evangelizadores que estão se deixando seduzir por essa via que os afasta de Cristo e do Evangelho, levando-os por um caminho sem volta caso não se arrependam enquanto têm tempo.
.
5. Cuidado também com os que se intitulam bispos(as), pastores(as), apóstolos(las) eletrônicos ou não; teem a bíblia na mão e na prática anunciam prosperidade, riqueza, uma vida sem sofrimentos; no fundo anunciam à si mesmos e a "mamon", o deus do dinheiro, da ganância.
.
6. De certo, vejamos o que escreveu são Paulo sobre eles: "Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições." (Tm 6,9-10).
.
7. Portanto, caríssimos, nos corações em que Cristo não reina, em que Ele não é o Senhor, porque o recusam para seguirem falsas doutrinas usando o seu nome ou não; não há salvação, nem um futuro feliz em sua glória, uma vez que o deixaram para seguirem as astúcias do inimigo de nossas almas.
.
8. Peçamos ao Senhor por aqueles que abandonaram o barco da Sua Santa Igreja para ensinarem doutrinas estranhas em busca de prestígio, fama, poder e dividendos. Pois, de uma coisa fique certos, todos prestarão contas ao Senhor no dia do juízo final.
.
9. E, o único critério do julgamento será este: "Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim." (Mt 25,35-36). Ou seja, o único critério são as obras de misericórdia.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.