360) - MEDITAÇÃO DA MADRUGADA
"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6).
As palavras constroem e as palavras destroem, as palavras saram e ferem, as palavras vão e não voltam...
É por isso que Paulo nos exorta que as nossas palavras devem ser agradáveis seja com o nosso cônjuge, seja com os nossos filhos, seja com outras pessoas...
A palavra quando é agradável ajuda, fortalece, edifica, alegra, orienta e nos guia pelo caminho correto...
Mas quando falamos palavras de baixo calão somente poluímos o ambiente, quando murmuramos somente infestamos o ar de bactérias malignas...
Ao ler o livro de Provérbios e o capítulo 3 de Tiago vamos encontrar severos conselhos sobre as nossas palavras, sobre a língua etc...
A palavra que proferimos não somente deve ser agradável, mas temperada com sal, mas o que significa isso?
É para nós termos equilíbrio em nossas palavras...
O desequilíbrio nas palavras só nos trazem problemas, dores e tantos males...
E para quê devemos ter palavras agradáveis e equilibradas?
Paulo responde: " ... para que saibais como vos convém responder a cada um".
Lembro-me do conselho de Salomão: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Pv 15.1).
"... e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós"
(1 Pd 3.15).
Que Jesus nos dê palavras sempre agradáveis e equilibradas para a glória do seu reino celestial!!!
Autor Pr Marcelo Gonçalves.
24 de Junho de 2024.