PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,17-19)(12/6/24)

.

1. Caríssimos, a Palavra de Deus presente nas Sagradas Escrituras é a Sua Voz escrita falando conosco diretamente; quem a vive fielmente, a proclama com perfeição tornando-se assim seu porta voz. Pois, "A Palavra de Deus é a Verdade; Sua Lei, liberdade." Uma alma repleta da Sua Santa Palavra santifica-se cada vez que a pronuncia, pondo-a em prática. 

.

2. É bem como nos ensinou São Tiago: "Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos. Mas, aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera - não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder." (Tg 1,22.25).

.

3. Ora, o Senhor tudo criou com perfeição por meio da Sua Palavra, e isto está presente nos mínimos detalhes que Ele nos revela ao contemplamos as suas criaturas, de modo que ninguém fora de sua vontade pode reproduzir tal perfeição.

4. Por exemplo, o Senhor nos deu dois olhos, dois ouvidos e todos os outros sentidos com os quais percebemos e discernimos naturalmente o que nos convém. Também nos deu a consciência como o coração de nossa alma, por ela conhecemos o bem e o mal, e por meio do livre arbítrio decidimos o nosso modo de ser santos seguindo os seus mandamentos.

.

5. Dito isso, meditemos com as palavras de São Tiago: "Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar; porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus. Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas." (Tg 1,19-21).

.

6. No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus nos ensina: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus." (Mt 5,17-19).

.

7. Meditemos então com estas palavras do saudoso Papa Bento XVI: "Quando o Senhor Jesus ensinava as multidões, não deixava de confirmar a lei que o Criador tinha inscrito no coração do homem e que depois tinha formulado nas tábuas do Decálogo.

.

8. Mas Jesus mostrou-nos com uma nova clareza o centro unificador das leis divinas reveladas no Sinai, ou seja, o amor a Deus e ao próximo: "Amar [a Deus] com todo o teu coração, com toda a tua mente e com todas as tuas forças, e amar o teu próximo como a ti mesmo vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios" (Mc 12,33). 

.

8. De fato, Jesus, na sua vida e no seu mistério pascal, realizou toda a lei. Unindo-se a nós através do dom do Espírito Santo, Ele leva conosco e em nós o "jugo" da lei, que se torna assim uma "carga leve" (Mt 11,30). 

.

9. Neste espírito, Jesus formulou a sua lista das atitudes interiores de quem procura viver profundamente a fé: Bem-aventurados os pobres em espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça (cf. Mt 5, 3-12).

.

Que o Senhor na sua infinita misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém! Assim seja!

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.