PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mt 10,7-13)(11/6/24)

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, a misericórdia e o poder de Deus se manifestam na vida e nas ações daqueles que lhes são consagrados e escolhidos pelo Espírito Santo para o serviço que o Senhor lhes confia. É bem como vimos na primeira leitura (cf. At 13,2-3).

.

2. Com efeito, a nossa estadia neste mundo é curta e tem como finalidade o anúncio do Reino de Deus, que se fundamenta na justiça e na paz; na justiça que consiste no julgamento deste mundo; na paz, porque pós julgamento, segue-se a renovação do mesmo, quando Cristo será tudo em todos; e porá seus inimigos por escabelo de seus pés, o último a ser destruído será a morte (cf. 1Cor 15,25-26).

.

3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus envia seus discípulos com as seguintes recomendações: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. 

.

4. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento." (Mt 10,7-10).

.

5. Decerto, para muitos essas recomendações do Senhor são de difícil alcance, mas isso acontece porque vivemos num mundo onde o cultura do ter, do poder, do prazer e do aparecer tornou-se regra geral e por isso, poucos escutam e põem em prática as Palavras do Senhor. 

.

5. Todavia, convém lembrar um dos ensinamentos mais práticos da fé: a felicidade eterna consiste em vivermos neste mundo como filhos e filhas de Deus, fazendo em tudo a Sua Santa Vontade (cf. Mt 7,21-27).

.

6. Comentando o Evangelho de hoje disse o Mons Ângelo Spina: "Jesus envia os discípulos a anunciar o Reino sempre a caminho com quatro empenhos a realizar: curar os doentes, ressuscitar os mortos, limpar os leprosos, expulsar os demônios. Ora, para levar o anúncio do Reino aos irmãos e irmãs, para se pôr a trabalhar na vinha do Senhor, não é preciso ter muitos recursos materiais ou muito tempo. 

.

7. O que Jesus pede é que se diga um "sim" generoso; Ele fará o resto. O anúncio do Evangelho, tal como é apresentado por Jesus, é gratuito: "De graça recebestes, de graça dai". Nem prata, nem dinheiro, nem cintos, nem sacos de viagem, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajados. 

.

8. Que lindo ouvir estas palavras: "De graça recebestes, de graça dai". Esta expressão perturba a nossa concepção econômica da vida. Porque, habitualmente, dizemos: eu te dou algo se me deres algo em troca, tu começas a dar-me algo e, se me apetecer, serei generoso contigo. 

.

9. O verdadeiro testemunho de vida consiste na gratuidade. Os servos de Deus não trabalham para a sua própria honra, nem para a sua própria grandeza, nem para o seu próprio enriquecimento. A gratuidade manifesta um despreendimento interior e efetivo de tudo, mesmo da procura de gratificação que muitas vezes contamina até as nossas obras santas. 

.

10. A única recompensa é a que vem de Deus, a que Deus dá quando e como quer; de fato, a única recompensa é o próprio Deus. Se Deus não for tudo para nós, se não procurarmos a alegria nele, seremos sempre tentados a nos apegar às coisas ou às pessoas e, em última análise, a nós mesmos. 

.

11. Dar livremente significa também não tornar pesado o nosso serviço, dar tudo sem ostentação e sem esperar qualquer reconhecimento. De fato, damos de graça não porque somos tolos e sonhadores ingênuos, mas porque damos a Deus! De graça recebestes, de graça dai e tereis um tesouro de riqueza espiritual."

.

(Mons. Angelo Spina, Arcivescovo di Ancona - Osimo e Vice Presidente della Conferenza Episcopale Marchigiana).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.