Resumo da Primeira Viagem de Paulo
Na Igreja de Antioquia Saulo (Paulo) e Barnabé foram separados pelo Espírito Santo para anunciar a Palavra de Deus. Após a Igreja orar e jejuar e impor as mãos sobre eles o enviaram. Eles foram para Salêucia e depois para Chipre. Em Salamina anunciaram a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus com a cooperação de João. Após atravessarem a ilha de Pafos encontrou um judeu mágico falso profeta, chamado Barjesus (Elimas) que estava com o procônsul Sergio Paulo que se interessou muito em ouvir a Palavra de Deus.
Mas Elimas impedia que Sergio Paulo ouvisse Saulo (Paulo) e Barnabé. Todavia Paulo cheio do Espírito Santo fixou os olhos nele e o cegou então o procônsul vendo o que havia acontecido creu maravilhado na doutrina do Senhor. E partindo de Pafos chegaram a Perge da Panfilia onde João separou-se deles e voltou para Jerusalém.
Saindo de Perge chegaram a Antioquia da Psidia e entraram na sinagoga no sábado e sentaram-se e foi lhes passado a palavra. E Paulo disse: Deus exaltou Israel seu povo libertando-os da terra do Egito, suportou os seus costumes no deserto por quase quarenta anos. Destruiu sete nações na terra de Canaã e dividiu entre seu povo. Deu-lhe juízes por quase quatrocentos e cinqüenta anos até o profeta Samuel.
Pediram um rei e Deus lhes deu por quarenta anos a Saul da tribo de Benjamim. Depois levantou Davi e disse: Achei Davi filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência de Davi conforme a promessa levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel. Antes Dele veio João pregando o batismo do arrependimento e disse que ele não era Cristo e que não era digno de desatar as alparcas dos seus pés.
E disse Paulo que se cumpriram as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados que os que habitavam em Jerusalém e os seus príncipes o condenaram por não o terem conhecido mesmo sem ter nenhuma causa de morte pediram a Pilatos que Ele fosse morto. E havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura. Mas Deus o ressuscitou dos mortos e por muitos dias foi visto pelos que subiram com Ele da Galiléia a Jerusalém. E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu, a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus.
Davi dormiu e foi posto junto de seus pais e viu a corrupção, mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. Seja-vos pois notório, varões irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados por Ele é justificado todo aquele que crê. Vede, pois que não venha sobre vós o que é dito nos profetas. Porque opero uma obra em vossos dias, obra tal que não crereis, se alguém vola contar. No final da pregação de Paulo os gentios rogaram que no sábado seguinte fossem ditas as mesmas coisas e muitos judeus dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé os quais os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.
No sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a Palavra de Deus. Então os judeus vendo a multidão encheram-se de inveja e blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia. Mas Paulo e Barnabé disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a Palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da terra.
Os gentios alegraram-se e glorificaram a Palavra do Senhor e creram quantos estavam ordenados para a vida eterna. e a Palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província. Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade e perseguiram Paulo e Barnabé e os lançaram fora dos seus termos. Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés partiram para Icônio. E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Em Icônio na sinagoga dos judeus muitos judeus e gregos creram e por suas mãos se fizeram sinais e prodígios a ponto da multidão da cidade de dividir uns era pelos judeus outros pelos apóstolos. E houve um motim tanto dos judeus como dos gentios para o insultarem e apedrejarem. Com isso eles fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia e para a província circunvizinha e ali pregaram o evangelho. Em Listra Paulo curou um coxo e vendo a multidão o que Paulo fez disseram:
Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamava Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo porque era o que falava. O sacerdote de Júpiter cujo templo estava em frente da cidade trouxe touros e grinaldas para sacrificar com a multidão. Ao perceberem rasgaram os seus vestidos e saltaram para o meio da multidão e disseram: Varões, por que fazeis essas coisas?
Nós também somos homens como vós, sujeitos as mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quantos há neles. E os beneficiou com chuvas e tempos frutíferos enchendo-os de mantimentos e alegria os vossos corações. Com isso impediram que as multidões lhes sacrificassem.
Mesmo assim judeus de Antioquia e de Icônio juntamente com a multidão apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade. Mas rodeado pelos discípulos levantou-se entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe onde anunciou o evangelho e feito muitos discípulos voltaram para Listra e Icônio e Antioquia. Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
E havendo por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Depois passaram por Pisídia, dirigiram-se a Panfilia. Anunciaram a palavra em Perge, desceram a Atália e navegaram para Antioquia donde tinham sido encomendados a graça de Deus para a obra que já haviam cumprido. Quando chegaram deram o relatório de quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé. E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos. At 13:1-52;14:1-28