Sol. do Sagrado Coração de Jesus (Jo 19,31-37)(07/6/24).

 

"Coração Santo tu reinarás, tu nosso encanto sempre serás."

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, o Sagrado Coração de Jesus é a Fonte inesgotável do amor de Deus, pois assim como o coração humano transmite a vida natural para todo o corpo, de igual modo o Coração do Senhor comunica a vida divina para todo o seu corpo, a Igreja, do qual somos suas células vivas. 

.

2. Desse modo, vivemos o grande mistério da unidade da Santíssima Trindade em cada um de nós; como o nosso coração natural vive a unidade com todos os membros do nosso corpo. Pois, assim nos ensina São Paulo: "Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo." (1Cor 12,12).

.

3. De fato, como vimos na primeira leitura, tal qual crianças Deus nos ama e cuida de nós, porque somos os Seus filhos e filhas. Mas, Ele faz isso a partir do Coração de Seu Filho, que ao ser sangrado na cruz, fez jorrar do Seu lado aberto, sangue e água, símbolos do nosso batismo que significa o novo nascimento no seio da Santa Igreja e também símbolo de todos os outros Sacramentos. De fato, quem nasce precisa de cuidados especiais, e é isto o que faz o nosso Pai do céu conosco. 

.

4. O Sagrado Coração de Jesus nos ama infinitamente; mas também nós precisamos ama-lo ardentemente com toda a nossa força, com toda a nossa alma, com todo o nosso ser, pois amar assim significa reciprocidade, visto que ninguém ama sozinho, na verdade existimos uns para os outros numa extensão de amor que ultrapassa todo o nosso entendimento. 

.

5. Destarte, supliquemos à Santíssima Virgem Maria, que interceda por todos os Sacerdotes, seus filhos prediletos, que receberam do Senhor o poder de consagrar o Seu Corpo e Sangue, Sua Alma e Divindade e administrar todos os outros Sacramentos, na certeza de que suas orações serão ouvidas, para a salvação de todas as almas por eles atendidas, e também para o bem da Santa Igreja. 

.

6. Discorrendo sobre esta grande devoção disse o Papa Francisco: "O Coração de Cristo não é uma devoção piedosa para sentir um pouco de calor em nosso interior, não é uma pequena imagem terna que desperta afeição, não, não é isso. É um coração apaixonado - basta ler o Evangelho -, um coração ferido de amor, rasgado por nós na cruz. "Uma lança lhe feriu o lado, e imediatamente saiu sangue e água" (Jo 19,34).

.

7. Traspassado, morto, ele nos dá a vida. O Sagrado Coração é o ícone da Paixão: ele nos mostra a ternura visceral de Deus, sua paixão amorosa por nós e, ao mesmo tempo, elevado na cruz e cercado de espinhos, mostra-nos quanto sofrimento custou a nossa salvação.

.

8. Na ternura e na dor, esse Coração revela, em resumo, o que é a paixão de Deus. Qual é ela? O homem, nós. E qual é o estilo de Deus? Proximidade, compaixão e ternura. Este é o estilo de Deus: proximidade, compaixão e ternura.

.

9. O Coração de Jesus bate por nós, sempre batendo com estas palavras: "Coragem, coragem, não tenham medo, eu estou aqui!". Coragem, irmãs e irmãos, não desanimemos, o Senhor nosso Deus é maior do que todos os nossos males, Ele nos toma pela mão e acaricia, Ele está perto de nós, Ele é compassivo, Ele é terno. Ele é o nosso consolo."

.

(Papa Francesco - Santa Messa nel 60° anniversario della Facoltà di Medicina e Chirurgia dell’Università Cattolica del Sacro Cuore, 5 novembre 2021)

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.