PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 10,13-16)(25/5/24). 

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, a oração é o Sopro do Espírito que dá vida à alma, a eleva em prece que chaga ao céu, aos ouvidos de Deus, que movido por sua Divina Misericórdia, age imediatamente em favor de todos os necessitados que clamam por salvação e paz. 

.

2. Desse modo, rezar é muito mais do que fazer pedidos, porque a oração é o meio de comunicação mais eficaz entre o céu e a terra; é verdadeira comunhão entre os homens e Deus; entre aqueles que aparentemente nada podem ou podem muito pouco, com o Senhor que tem todo poder sobre o céu e sobre a terra.

.

3. Por isso, a oração é a graça de todo momento, porque dela precisamos a todo instante, como vimos no Evangelho de Lucas: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." (Lc 18,1). 

.

4. De fato, em se tratando da fé, "tudo é possível ao que crê." Disse o Senhor. Então, nesse sentido, a oração é o canal por onde passam todas as graças derramadas em nossas almas, para nos manter unidos ao Senhor Jesus e entre nós pela ação do Espírito Santo (cf. Rm 8,26-27).

.

5. No Evangelho de hoje, os discípulos com suas restrições humanas tentam impedir o encontro entre as crianças e Jesus, ao que o Senhor os recrimina dizendo: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. (Mc 10,13-14).

.

6. De fato, ter uma criança como referencial é cultivar a inocência divina que recebemos como imagem e semelhança de Deus que somos. Com isso, Jesus nos ensina pelo exemplo das crianças, a mantermos a inocência que Ele nos deu como porta de entrada no Reino dos céus.

.

7. Com efeito, "O cristão que ora está unido a Cristo, participa de sua força de salvação e vive na alegria. De modo particular, a Eucaristia é a prece em que mais explicitamente se manifesta o agradecimento e a confissão dos pecados, a intercessão pelos doentes e a súplica pelo perdão das culpas de todos os homens." (Missal Cotidiano). 

.

8. Destarte, cantemos com Santa Faustina Kowalska este belíssimo hino de louvor: "Sede bendito, nosso Criador e Senhor; tudo bendiga o Senhor com humildade, agradeça de toda a alma ao Criador, louvando a misericórdia da divindade. Caminha, terra inteira com seu verde chão, vai também mar insondável e profundo, que tua gratidão se torne amável canção e cante como a misericórdia é sem fundo.

.

9. Prossegue, esplendoroso Sol e mui brilhante, ide ter com Ele auroras resplandecentes, nas vossas puras vozes um só hino se cante, entoem a grande misericórdia em crescentes.

Ide, montes e vales, bosques e matagais, ide, lindas flores em hora matutina, que o diverso perfume de que desfrutais glorifique e adore a misericórdia divina.

.

10. Ide, belezas todas da terra inteira que o homem não cessa de admirar, ide todas adorar a Deus desta maneira, a inconcebível misericórdia glorificar. Vai, ó beleza indelével de toda a terra,

adora o teu Deus com grande humildade, que tudo em sua misericórdia se encerra, tudo clama quão grande é a divina bondade.

.

11. Mas, acima de todas essas belezas, há para Deus um mais agradável louvor: a alma pura, em confiança e certezas, que, pela graça, com Ele se une em amor." (Santa Faustina Kowalska (1905-1938), religiosa - Diário (Fátima, Marianos da Imaculada Conceição, 2003), § 1750). 

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.