PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,38-40)(22/5/24). 

 

1. Caríssimos, o anúncio da verdadeira libertação da humanidade, como conhecemos em Cristo Jesus, passou pelo seu sofrimento de cruz; ora, nossa maior alegria nasceu da maior de todas as dores, a dor do Filho de Deus que foi barbaramente torturado e assassinado sem ter culpa alguma, exatamente por aqueles que Ele veio salvar. 

.

2. Ó Senhor, como pode, depois de todo o bem que lhes fizestes e de todo amor que lhes destes, e mesmo assim te mataram tão cruelmente? 

Filho meu, a pior cegueira que existe é a cegueira causada pelo pecado nas almas que o comete, por isso, nada enchergam além das trevas do pecado que as envolve, pois se deixaram seduzir pelos instigacões e perversões do maligno, para cometerem tais atrocidades contra os inocentes que perseguem.

.

3. Todavia, que fique bem claro, nenhum inocente perseguido ou morto sofrerá danos além do sofrimento temporal, pois, depois desse tempo de prova, lhes será dado o refrigério eterno do meu amor em minha presença por toda eternidade, pois me imitaram em tudo por seu martírio. 

.

4. De fato, desde quando conhecemos a História da humanidade, percebemos que sempre existiu uma doentia oposição à verdade, como se fora uma espécie de sina trágica por parte daqueles que menosprezaram e abandonaram a Vontade de Deus. 

.

5. E tudo isso começou ainda antes da história da criação, com os anjos decaídos, que são seres espirituais criados por Deus, para servirem a Ele e aos homens, mas se recusaram. Ou seja, quando a criatura rejeita as virtudes que a conduz a servir a Deus e uns aos outros, fecha-se em si mesma produzindo o orgulho e a soberba que a destrói totalmente. 

.

6. E por recusarem esse humilde serviço se rebelaram contra a Onipotência Divina, mas perderam a batalha espiritual travada contra São Miguel e seus anjos e por isso se precipitaram contra os homens, tentando destruí-los, a quem na verdade deveriam amar e servir (cf. Ap 12).

.

7. Ora, de tal forma a humanidade foi atingida pelo pecado dos anjos decaídos que foi preciso que nosso Pai Criador enviasse Seu Filho amado, gerado pelo Espírito Santo no seio Virginal de Maria, como Redentor de toda a humanidade. 

.

8. Vejam à que ponto Deus nos amou, pois sacrificou o próprio Filho, deixando que fosse morto numa cruz para apagar, com o derramamento do seu sangue, os nossos pecados e nos libertar para sempre da morte e do inferno, lugar eterno dos anjos e dos homens que se rebelaram e enveredaram pela via da perdição eterna. 

.

9. Portanto, caríssimos: "A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro." (Ap 7,10). Por isso, o Profeta Isaías proclama: "Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas novas e anuncia a libertação, que diz a Sião: Teu Deus reina!" (Is 52,7).

10. No Evangelho de hoje o Apóstolo João disse a Jesus:

"Mestre, vimos um homem 

expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, 

porque ele não nos segue". Jesus disse: "Não o proibais, 

pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor". (Mc 9,38-40).

.

11. Destarte, neste episódio o Senhor Jesus nos ensina que o bem que vem de Deus não é um bem aparente, mas real e por isso, é Deus mesmo que realiza-o por meio daqueles que escolhe. Todavia nos adverte: "Não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão inscritos nos Céus". (Lc 10, 20).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.