PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16, 12-15) (08/5/24) 

.

1. Caríssimos irmãos e irmãs, a primeira atitude interior de todo Evangelizador é a convicção da Verdade que anuncia e também a certeza de que é enviado para isto. Pois, ainda que seus interlocutores não o queiram escutar, para além disso, não será em vão a sua evangelização, pois sempre haverá alguém que o escute e queira seguir o que foi anunciado.

2. Aliás a experiência nos diz que, a familiaridade com a Palavra de Deus, é comunhão com o próprio de Deus, e assim Ele nos torna agentes de sua presença na realidade que vivemos. Ninguém que faz uma plantação espera colher frutos de imediato, porque toda plantação requer tempo e paciência até que os frutos apareçam. 

.

3. Decerto, também na evangelização, ninguém pense que obterá sucesso imediato, mas tem que saber plantar e colher no tempo certo; pois, a Palavra de Deus é assim, primeiro a semeamos, depois colhemos os frutos da salvação que dela brotará.

.

4. No Evangelho de hoje Jesus nos promete que é o Espírito da Verdade que nos ajudará a semear a verdade que salva, cura e faz faliz a todos que nos ouvirem; pois é Ele quem abre seus ouvidos e suas mentes para que aconteça o milagre da ressurreição, da Vida eterna que Ele nos concede.

.

5. Destarte, meditemos com atenção este comentário de Santa Hildegard de Bingen: "O poder divino, que contém a totalidade da santidade, fortalece de todos os lados o espírito interior do homem que se une a Deus. É ele que permite àqueles que estão à beira de cair no torpor saborear os dons místicos do Espírito Santo; então, saem desse torpor, despertam e lutam com todas as suas forças pela justiça.

.

6. Esta operação é muitas vezes uma luta dolorosa para o espírito, porque o corpo, mesmo quando é forçado à obediência pela vontade divina, tem grande dificuldade em fazer o bem, cedendo demasiadas vezes aos desejos da carne, que é a sua morada; assim, a exalação dos dons de Deus esbarra com a resistência da vontade humana.

.

7. Deus, que me criou, que é Senhor e que tem todo o poder sobre mim, é a minha força. Sem Ele, não sou capaz de bem algum, pois é Ele que me comunica o Espírito de vida, fonte da minha própria vida, do movimento que me anima, e é Ele que me guia pelos caminhos que percorro. 

.

8. Quando O invoco em verdade, como o cervo que anseia pela água viva, Ele, Deus e Senhor, conduz os meus passos com pressa segundo os seus mandamentos. Ele me conduzirá às alturas que os seus preceitos me ensinam, Ele subjugará os meus desejos terrenos com a sua força vitoriosa e, na felicidade celeste, cantarei eternamente os seus louvores."

.

(Santa Hildegard de Bingen (1098-1179), abadessa beneditina e doutora da Igreja - 

 Livro das obras divinas, cap. 6) 

.

Paz e Bem! 

.

Frei Fernando Maria, OFMConv.