Existem coisas que precisam ser levadas para o túmulo

“O que nos resta dizer? Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós?” (Rm 8,31).

Confiar é como brindar com a parte mais suave que temos: o coração. A confiança é um cristal guardado que, uma vez ofertado, precisamos zelar, porque é o bem mais precioso de uma amizade. É tesouro, diamante, é luz das relações humanas. Entre os casais, leva o relacionamento a ficar mais sério, seguro, mais íntimo e mais próximo.

É através da confiança que filtramos nossas amizades, determinamos a química do bem viver. Não podemos confiar em todo mundo, mas não confiar em ninguém é julgar a falta de emoção que há em si mesmo. Uma traição, uma infância machucada que te levou a ter uma autoestima baixa, sem dúvida irá dificultar confiar no outro, porém você tem a essência e o outro é conquista.

Não é saudável viver sempre na incerteza e no medo, ficar sempre armado para o próximo, porque poderá te trazer mais desgaste emocional, mais sofrimento. É antecipar uma dor, profetizar um futuro através da cortina do passado, com dificuldades em libertar as ações do presente.

Embora o outro possa ser uma ameaça, não devemos, no imaginário do cotidiano, achar que todos são. Ao julgar o todo, nos incluiremos e perderemos a chance de mostrar-nos diferentes. Mas orai e vigiai no IR e VIR, o tempo todo. Tenha fé, mas sem ingenuidade, se ofereça como alguém confiável, sem depositar toda sua expectativa no outro, ele não está neste mundo para te satisfazer, te agradar, e nem você a ele.

Busque confiar em Deus cegamente. E só por hoje, no seu próximo, um dia de cada vez, e cuide do seu caminhar, é possível que no IR e VIR alguém te encontre, mas não traga consigo nenhum manual de tratamento interpessoal. Nos afetos ao próximo, é Deus que te abraça sem reservas.

Confiança não é confidência, para isso temos o Sacramento da Penitência. Se está chateado porque confidenciou seu segredo ao outro por acreditar nele, o maior culpado é você, que não conseguiu guardar o seu próprio segredo e está exigindo que o outro guarde o que você não conseguiu guardar. Em quem confiar? Em Deus, sem dúvida. Sinceramente: existem coisas que precisam ser levadas para o túmulo. As coisas que acontecem conosco não são castigo, porque Deus é bom, mas poderão servir de uma grande lição.

"Retalhos do Cotidiano" - Reflexões que alimentam a alma e te fazem gigante diante da fé (Editora Viseu)

Rudney Koppe
Enviado por Rudney Koppe em 05/05/2024
Reeditado em 07/05/2024
Código do texto: T8056893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.