A felicidade não pode ser garimpada fora de nós

“Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática” (Jo, 13,17).

Cada “Novo Ano” vem sempre acompanhado com da expectativa de um novo dia, de um novo recomeço. Ele chega como o perfume agradável da infância, que é uma fase mágica da vida, sem grandes preocupações, e concluímos que o universo conspira para que sejamos muito felizes e, de fato, somos, porque na infância somos menos exigentes, queremos coisas simples, talvez um banho de chuva, um chocolate quente, ir no parquinho com nossos pais, já é um bom motivo para uma felicidade sem fim. Janeiro, é o abraço, é o aperto de mão acompanhado da saudação: “Feliz Ano Novo” ou “Bom Princípio de Ano”. Os meses vão passando, as saudações vão deixando de ser tão calorosas e o jeito inocente da infância vai também se diluindo no tempo. Nos meses seguintes, tudo vai se tornando velho... vêm as dúvidas, as preocupações e os critérios de felicidade passam a ser outros; é a fase adulta, mais exigente, mais descontente, até que venha o próximo janeiro.

Passamos momentos da nossa vida buscando uma felicidade fora de nós, aprisionados nos conceitos que muitos fazem da gente, sem nem mesmo vivenciarem a nossa dor. Os meses vão passando, às vezes nos dando a entender que estejam acelerados e outras vezes lentos demais, mas todos vão deixando seus significados e, entre um mês e outro, vamos aparando as arestas, cicatrizando as feridas e perdoando, fazendo valer o Evangelho de Cristo em nossa vida. A felicidade, sem dúvida, não pode ser garimpada fora de nós, pois, ao buscar em outro lugar, vamos empobrecendo a nossa essência, que é o amor de Deus por nós. E é por isso que estamos sempre implorando a Deus sua resposta de amor.

Porém a vontade de Deus em nossa vida, independentemente do mês, já é a resposta do amor eterno para nos levar à santidade. Na nossa frágil realidade, no silêncio dos porões da nossa mente, reflitamos os mais belos sentimentos de amor e gratidão a Deus para nos “tornarmos santos juntos”.

Obra: Retalhos do Cotidiano - Reflexões que alimentam a alma e te fazem gigante diante da fé (Editora Viseu)

Rudney Koppe
Enviado por Rudney Koppe em 05/05/2024
Reeditado em 07/05/2024
Código do texto: T8056669
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.